FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PENSANDO SOBRE O MEIO AMBIENTE

Autores

  • Jéssica Engel do Nascimento Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR – Brasil
  • Marcia Borin da Cunha Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021950927-940

Resumo

O presente estudo se preocupou em investigar as compreensões de meio ambiente de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, participantes de uma formação continuada baseada no ensino por investigação. Os dados reunidos são provenientes de atividade com revistas e de explicações dos participantes sobre suas escolhas. Verificamos que os professores compreendem o meio ambiente como biosfera, como natureza, como recurso, como projeto de desenvolvimento sustentável e como problema a ser resolvido. Consideramos que as compreensões dos professores devem ser ampliadas, devendo ser fornecido a eles momentos de formações que permitam que eles atuem como promotores de discussões e de ações socioambientais, em busca da mudança de hábitos e de valores adequados ambientalmente.

Palavras Chave: Percepção Ambiental. Ensino e aprendizagem. Formação de professores.


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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Nascimento, J. E. do, & Cunha, M. B. da. (2021). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PENSANDO SOBRE O MEIO AMBIENTE. Revista Valore, 6, 927–940. https://doi.org/10.22408/reva602021950927-940