UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Judite Scherer Wenzel, Vanessa Radies Neunfeld

Resumo


Na busca de compreender mais sobre a formação continuada e, partindo da vivência no Programa de formação continuada Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática buscamos compreender a formação continuada de professores na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para isso, partindo de uma pesquisa de cunho qualitativo, foram selecionados e, analisados via análise textual discursiva, trabalhos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Após a análise realizamos um estudo comparativo com a prática vivenciada e, a categoria destacada foi a interação. Ela retrata a necessidade do coletivo, da colaboração de todos os participantes como modo de tornar a formação continuada um espaço de protagonismo e de qualificação profissional do professor. 

Palavras Chave: Interação; Profissionalização; Constituição Docente



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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021955991-1002

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008