UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Judite Scherer Wenzel Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências UFFS/ Campus Cerro Largo-RS – Brasil
  • Vanessa Radies Neunfeld Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências UFFS/ Campus Cerro Largo-RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021955991-1002

Resumo

Na busca de compreender mais sobre a formação continuada e, partindo da vivência no Programa de formação continuada Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática buscamos compreender a formação continuada de professores na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para isso, partindo de uma pesquisa de cunho qualitativo, foram selecionados e, analisados via análise textual discursiva, trabalhos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Após a análise realizamos um estudo comparativo com a prática vivenciada e, a categoria destacada foi a interação. Ela retrata a necessidade do coletivo, da colaboração de todos os participantes como modo de tornar a formação continuada um espaço de protagonismo e de qualificação profissional do professor. 

Palavras Chave: Interação; Profissionalização; Constituição Docente


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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Wenzel, J. S., & Neunfeld, V. R. (2021). UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS. Revista Valore, 6, 991–1002. https://doi.org/10.22408/reva602021955991-1002