CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA

Autores

  • Juliana Marciotto Jacob Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR – Brasil
  • Naiara Briega Bortoloci Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR – Brasil
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219571016-1027

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (RP) busca articular teoria e a prática docente, efetivando uma parceria entre a rede de Educação Básica e as Universidades, de modo a ampliar as dimensões da formação do futuro professor. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar as contribuições da RP para a aprendizagem docente de uma licencianda de Química, utilizando como instrumento de análise os Focos da Aprendizagem Docente. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. As experiências vivenciadas pela residente proporcionaram momentos de reflexão sobre as suas ações e seu planejamento, assim como permitiram a troca de experiências com os professores, além do convívio com a comunidade escolar.

Palavras Chave: Focos da Aprendizagem Docente. Formação inicial. Residência Pedagógica.


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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Jacob, J. M., Bortoloci, N. B., & Broietti, F. C. D. (2021). CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA. Revista Valore, 6, 1016–1027. https://doi.org/10.22408/reva6020219571016-1027