EPISTEMOLOGIA DE LAKATOS E AS PROPOSIÇÕES ATUAIS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219621085-1097Resumo
O presente estudo tem por finalidade propiciar uma discussão teórica-epistemológica da Teoria Sintética da Evolução e os pressupostos atuais da biologia evolutiva, a Síntese Estendida da Evolução, em correlação com a Epistemologia de Lakatos. A epistemologia de Lakatos propicia um entendimento da construção da ciência, que se constitui por Metodologias de Programas de Pesquisa, enfoque dado nas discussões. Espera-se que fomentar reflexões epistemológicas que sejam relevantes na busca de incluir essa compreensão a respeito da biologia evolutiva no ensino de evolução e na formação de professores, visto que a Evolução Biológica é o conceito central da Biologia, pois unifica todos os conteúdos biológicos.
Palavras Chave: Biologia Evolutiva. Filosofia da Ciência. Síntese Estendida. Teoria Sintética da Evolução.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. M. R; EL-HANI, C. N. Um exame histórico-filosófico da biologia evolutiva do desenvolvimento. Scientiae Studia, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 9-40, 2010.
ARTHURY, L. H. M. A cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal De Santa Catarina. Florianópolis, 2012.
CESCHIM, B; OLIVEIRA, T. B.; CALDEIRA, A. M. C.; Teoria Sintética e Síntese Estendida: uma discussão epistemológica sobre articulações e afastamentos entre essas teorias. Filosofia e História da Biologia, v. 11, n. 1, p. 1-29, 2016.
CORRÊA, A. L; NUNES, P. D. S; CALDEIRA, A. M. D. A; CAVASSAN, O. Proposta de aproximação entre a evo-devo e a teoria da construção do nicho: perspectiva histórico-epistemológica para o ensino de biologia. Anais... V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL), 2011.
FUTUYMA. D. J. Evolução, Ciência e Sociedade. Sociedade Brasileira de Genética, São Paulo, 2002.
JABLONKA, E; LAMB, M. J. Evolução em quatro dimensões: DNA, comportamento e a história da vida. Companhia das Letras, 2010.
LAKATOS, I. La metodología de los programas de investigación científica. Madrid: Alianza, 1989.
MAYR. E. O que é Evolução. Rocco, Rio de Janeiro, 2009.
MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da biologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
OLIVEIRA, T. B; ROCHA, F. B; KOHLSDORF, T; CALDEIRA, A. M.A. Eco-Evo-Devo: uma (re) leitura sobre o papel do ambiente no contexto das Ciências Biológicas. Filosofia e História da Biologia, V. 11, n. 2, p. 323-346, 2016.
REECE, J. B; WASSERMAN, S. A; URRY, L. A; CAIN, M. L; MINORSKY, P. V; JACKSON, R. B. Biologia de Campbell. Artmed Editora, 2015.
SILVEIRA, F. L. da. A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Caderno catarinense de ensino de física. Florianópolis. Vol. 13, n. 3 (dez. 1996), p. 219-230, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.