OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO PNLD 2017: UM ESTUDO SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Karine Rudek, Erica do Espirito Santo Hermel

Resumo


Considerando a relevância da investigação em Livros Didáticos – LDs e a importância de analisar os Obstáculos Epistemológicos - OE em meio as Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, o presente artigo buscou compreender através da presença de OE possíveis rupturas na construção do conhecimento. Para tal foi realizada uma Análise de Conteúdo em seis LDs de Ciências do 8° ano do Ensino Fundamental. Dentre os cinco OE propostos para análise dois foram encontrados. OE Verbal presente nos seis LDs evidenciando a simplificação e fragmentação do conteúdo e OE Experiência Primária em um LD o qual fez o uso de imagens como complementação, assim a inexistência de outros OE evidência a atenção dos autores na utilização da linguagem científica, mostrando preocupação com o ensino e o aprendizado.

Palavras Chave: Currículo, Ensino de Ciências, Epistemologia, Bachelard.



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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219641108-1119

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ISSN: 2525-9008