OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO PNLD 2017: UM ESTUDO SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219641108-1119Resumo
Considerando a relevância da investigação em Livros Didáticos – LDs e a importância de analisar os Obstáculos Epistemológicos - OE em meio as Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, o presente artigo buscou compreender através da presença de OE possíveis rupturas na construção do conhecimento. Para tal foi realizada uma Análise de Conteúdo em seis LDs de Ciências do 8° ano do Ensino Fundamental. Dentre os cinco OE propostos para análise dois foram encontrados. OE Verbal presente nos seis LDs evidenciando a simplificação e fragmentação do conteúdo e OE Experiência Primária em um LD o qual fez o uso de imagens como complementação, assim a inexistência de outros OE evidência a atenção dos autores na utilização da linguagem científica, mostrando preocupação com o ensino e o aprendizado.
Palavras Chave: Currículo, Ensino de Ciências, Epistemologia, Bachelard.
Downloads
Referências
ANDRADE, B. L.; ZYLBERSZTAJN, A.; FERRARI, N. As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 182-192. 2000.
BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARBI, J. S. P.; MEGID NETO, J. A Saúde nos anos finais do Ensino Fundamental: Uma análise de documentos de referência. In: Ata do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Florianópolis. 2017.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei n° 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário oficial da União, Brasília, DF, v 5, 12/08/1971. Seção 1, p
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm. Acesso em: 27 dez. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: ciências - Ensino fundamental anos finais. Secretária de Educação Básica – SEB. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2016. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/component/k2/item/8813-guia-pnld-2017. Acesso em: 20 jan. 2020.
BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário oficial da União, Brasília, DF, 23/12/1996, p. 27833. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 27 dez. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. p.138. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 27 dez. 2019.
BRASIL. Resolução n° 4, de 17 de dezembro de 2018. Base Nacional Comum Curricular. Diário oficial da União, Brasília, DF, 18/12/2018, Seção 1, p. 120. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55640296. Acesso em: 27 dez. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013. 562p.
BUSS, P. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p. 163-177, 2000.
CARVALHO FILHO, J. E. C. Aprender é superar obstáculos: a aprendizagem na perspectiva bachelardiana. 2005. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 5., 2005, Bauru. Atas [...] Bauru: Abrapec, v. 5, 2005, p. 1 – 10. Disponível em:http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p148.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
DOMINGUINI, L; SILVA, I. B. Obstáculos à construção do espírito científico: reflexões sobre o livro didático. Revista Plures Humanidades. v. 12, n. 15, p. 101-116, 2011.
JUSTINA, L. A. D. Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço coletivo de formação inicial de professores e pesquisadores de biologia. 238 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru, 2011.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000.
LOPES, A R. C. Livro didático: obstáculo ao aprendizado da ciência química. Química Nova, v. 15, n. 3, p. 254 – 261, 1992.
LOPES, A. L. R. C. Livros didáticos: obstáculos ao aprendizado da ciência química. Dissertação de mestrado em educação. 1990. 303 f. Dissertação. Mestrado em Educação. Instituto de Estudos Avançados em Educação. Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/9089. Acesso em: 20 jan. 2020.
LOPES, A. R. C. Livros Didáticos: Obstáculos Verbais e Substancialistas ao Aprendizado da Ciência Química. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 74, n. 177, p. 309-334, .1994.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2011.
MARTINS, L. Abordagens da saúde em livros didáticos de biologia: análise crítica e proposta de mudança. 2017. 165 f. Tese. (Doutorado em Educação) Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia, Bahia. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22536. Acesso em: 22 nov. 2019.
MELZER, E. E. M.; CASTRO, L.; AIRES, J. A.; GUIMARÃES, O. M. Modelos Atômicos nos Livros Didáticos de Química: Obstáculos à Aprendizagem?, In: VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2009, Florianópolis.
MIRANDA, F. A; ARAÚJO S. C. M. Identificação de obstáculos epistemológicos presentes em alguns livros didáticos de química do ensino médio. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA E X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA. Anais... Bahia: Salvador, 2012.
MOHR, A. A natureza da Educação em Saúde no Ensino Fundamental e os professores de Ciências. 2002. 410f. Tese (doutorado). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina – SC, 2002.
MOHR, A.; SCHALL, V. T. Rumos da Educação em Saúde e sua relação com a educação ambiental. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 199-203, abr./jun., 1992. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v8n2/v8n2a12.pdf. Acesso em: 02/12/2019.
MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciências & Educação, v.9, n.2, p.147-157, 2003.
SOUSA, M. C.; GUIMARÃES, A. P. M.; AMANTES A. A Saúde nos documentos curriculares oficiais para o Ensino de Ciências : da Lei de Diretrizes e Bases da Educação à Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educino em Ciências, p. 129–153. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4918. Acesso em: 27 fev.2019.
SCHROEDER, E. O corpo humano no livro didático e o obstáculo verbal: contribuições da epistemologia de bachelard para professores de ciências. Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME FURB. v. 7, n. 2, p. 547-564, 2012.
VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental: proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.
WENZEL, J. S. A leitura de textos de divulgação científica na constituição de professores de química. Interfaces da Educação, v. 9, n. 27, p. 232 - 252, 2018.
WESTPHAL, M. F. (2006). Promoção da saúde e prevenção de doenças. In G. W. S. Campos, M. C. S. Minayo, M. Akerman, M. Drumond Júnior, & Y. M. Carvalho (Orgs.). Tratado de saúde coletiva (pp. 635-667). São Paulo: Hucitec/Rio de Janeiro: FIOCRUZ.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.