TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE FOI DISCUTIDO EM PERIÓDICOS NO ANO DE 2018
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021968795-808Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar as tendências da pesquisa acadêmica sobre o Ensino de Ciências no Brasil, representadas pelo conjunto de artigos publicados em periódicos, classificados pela CAPES no quadriênio 2013-2016 em A1, A2 e B1, no ano de 2018. Após a identificação e catalogação dos artigos, um banco de dados foi construído com um total de 500 trabalhos. E, entre os principais campos de investigação destacam-se estratégias metodológicas e ensino e aprendizagem, formação docente, história, filosofia e epistemologia. Com as temáticas identificadas percebemos que grande parte dos textos analisados buscam melhorar o processo de ensino e aprendizagem, seja pelo viés da formação docente ou pelas práticas metodológicas empregadas.
Palavras Chave: Ensino de Ciências. Periódicos Científicos. Tendências de Pesquisa.
Downloads
Referências
BIANCHETTI, L. Os desafios de escrever dissertações/teses: como incrementar a quantidade e manter a qualidade com menos tempo e menos recursos. In: BIANCHETTI, L; MACHADO, A. M. N (orgs). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006. p.165-185.
BRUM, D. L.; MARSANGO, D.; SANTOS, R. A. dos. A não neutralidade da ciência-tecnologia nas práticas educativas CTS e educação ambiental. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.
CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino de ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, I. C de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2017.
FERNANDES, R. C. A. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências nas séries iniciais da escolarização (1972-2005). 2009. 183f. Dissertação de mestrado em Educação. Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. 2009.
GIL PÉREZ, D. Diez años de investigacion em didática de las ciências: realizaciones y perspectivas. Ensenãnza de las ciências, v.12, n.2, p. 154-164, 1994.
HODSON, D. Experimentsin science and scienc teaching. Educational philosophy and theory. Nova Zelândia, v.29, 1988.
JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, v.31, n.2, p.233-250, 2005.
KRASILCHIK, M. Caminhos do Ensino de Ciências no Brasil. Em Aberto, v.11, n.55, p. 1-8, 1992.
LIMA, M. E. C. de C. MAUÉS, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais das crianças. Revista Ensaio, v.8, n.2, p.161-175, 2006.
MALACARNE, V; STRIEDER, D. M. O desvelar da Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar pelo viés da experimentação. Revista Eletrônica Vivências, v.5, n.7, p.75-85, 2011.
MARCONDES, M. E. R. et al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v.14, p.281-298, 2009.
MEGID NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. Tese de doutorado. Faculdade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
NASCIMENTO, T. G; REZENDE JUNIOR, M. F. A produção sobre divulgação científica na área de educação em ciências: referenciais teóricos e principais temáticas. Investigações em Ensino de Ciências, v.15, n.1, p.97-120, 2010.
OLIVEIRA, M. C. Análise dos periódicos brasileiros de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, n.29, p.68-86, 2002.
PIRES, E. A. C; MALACARNE, V. Formação inicial de proessores no curso de pedagogia para o ensino de ciências: representações dos sujeitos envolvidos. Investigações em Ensino de Ciências, v.23, n.1, p.56-78, 2018.
POMBO, O. Interdisciplinaridade: conceito, problema e perspectiva. In: A interdisciplinaridade: reflexão e experiência. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1993.
SERRA, H. Formaçãode professores e formação para o ensino de ciências. Educação e Fronteiras On-Line, v.2, n.6, p.24-36, 2012.
SEVERINO, A. J. A importância da filosofia na formação das crianças e adolescentes. In: EVANGELISTA, F; GOMES, P. T. Educação para o pensar. Campinas: Alínea, 2003.
THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo de ensino-aprendizagem. Revista brasileira de Educação, v.13, n.39, p. 545-554, 2008.
ZANON, D. A. V; FREITAS, D. de. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Revista Ciência e Cognição, v.10, p.93-103, 2007
WALDHELM, M. C. V. Como aprendeu ciências na educação básica quem hoje produz ciência? O papel dos professores de ciências na trajetória acadêmica e profissional de pesquisadores da área de ciências naturais. 2007. 244f. Tese de Doutorado em Educação. Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.