TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE FOI DISCUTIDO EM PERIÓDICOS NO ANO DE 2018

Autores

  • Greyze Maria Palaoro Deitos Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Educação Matemática-Mestrado e Doutorado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR – Brasil
  • Simone Domingues Garcia Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Educação Matemática-Mestrado e Doutorado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR – Brasi
  • Dulce Maria Strieder Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Educação Matemática-Mestrado e Doutorado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR – Brasi

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021968795-808

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as tendências da pesquisa acadêmica sobre o Ensino de Ciências no Brasil, representadas pelo conjunto de artigos publicados em periódicos, classificados pela CAPES no quadriênio 2013-2016 em A1, A2 e B1, no ano de 2018. Após a identificação e catalogação dos artigos, um banco de dados foi construído com um total de 500 trabalhos. E, entre os principais campos de investigação destacam-se estratégias metodológicas e ensino e aprendizagem, formação docente, história, filosofia e epistemologia. Com as temáticas identificadas percebemos que grande parte dos textos analisados buscam melhorar o processo de ensino e aprendizagem, seja pelo viés da formação docente ou pelas práticas metodológicas empregadas.

Palavras Chave: Ensino de Ciências. Periódicos Científicos. Tendências de Pesquisa.


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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Deitos, G. M. P., Garcia, S. D., & Strieder, D. M. (2021). TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE FOI DISCUTIDO EM PERIÓDICOS NO ANO DE 2018. Revista Valore, 6, 795–808. https://doi.org/10.22408/reva602021968795-808