TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE FOI DISCUTIDO EM PERIÓDICOS NO ANO DE 2018

Greyze Maria Palaoro Deitos, Simone Domingues Garcia, Dulce Maria Strieder

Resumo


Este trabalho tem como objetivo identificar as tendências da pesquisa acadêmica sobre o Ensino de Ciências no Brasil, representadas pelo conjunto de artigos publicados em periódicos, classificados pela CAPES no quadriênio 2013-2016 em A1, A2 e B1, no ano de 2018. Após a identificação e catalogação dos artigos, um banco de dados foi construído com um total de 500 trabalhos. E, entre os principais campos de investigação destacam-se estratégias metodológicas e ensino e aprendizagem, formação docente, história, filosofia e epistemologia. Com as temáticas identificadas percebemos que grande parte dos textos analisados buscam melhorar o processo de ensino e aprendizagem, seja pelo viés da formação docente ou pelas práticas metodológicas empregadas.

Palavras Chave: Ensino de Ciências. Periódicos Científicos. Tendências de Pesquisa.



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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021968795-808

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008