PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva702022996e-7005Resumo
A educação física escolar (EFE) historicamente privilegiou os esportes de quadra (Handebol, Voleibol, Futsal, Basquetebol), reduzindo as experiências dos(as) estudantes da Educação Básica aos esportes com bola. Assim, ao priorizar o uso da Orientação como um conteúdo para as aulas de EFE nos deparamos com inúmeras terminologias para a referida cultura corporal de movimento. Desse modo, o trabalho objetiva investigar as noções ou terminologias vinculadas a Corrida de Orientação, Esporte Orientação e Orientação, bem como as suas especificidades e o modo como são utilizadas. No intuito de atingir o objetivo da pesquisa optamos pela revisão integrativa e, respectivamente, para a produção de dados optamos pelas seguintes bases: Banco de Teses e Dissertações da CAPES; ScIELO; LILACS, e, por fim, os anais do CBAA, devido à sua relevância nacional e internacional no âmbito das Atividades de Aventura. Como resultante da análise e discussão dos dados da pesquisa optamos por problematizar a noção de Práticas de Orientação como uma proposição para a Educação Física Escolar.
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