PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022996e-7005

Resumo

A educação física escolar (EFE) historicamente privilegiou os esportes de quadra (Handebol, Voleibol, Futsal, Basquetebol), reduzindo as experiências dos(as) estudantes da Educação Básica aos esportes com bola. Assim, ao priorizar o uso da Orientação como um conteúdo para as aulas de EFE nos deparamos com inúmeras terminologias para a referida cultura corporal de movimento. Desse modo, o trabalho objetiva investigar as noções ou terminologias vinculadas a Corrida de Orientação, Esporte Orientação e Orientação, bem como as suas especificidades e o modo como são utilizadas. No intuito de atingir o objetivo da pesquisa optamos pela revisão integrativa e, respectivamente, para a produção de dados optamos pelas seguintes bases: Banco de Teses e Dissertações da CAPES; ScIELO; LILACS, e, por fim, os anais do CBAA, devido à sua relevância nacional e internacional no âmbito das Atividades de Aventura. Como resultante da análise e discussão dos dados da pesquisa optamos por problematizar a noção de Práticas de Orientação como uma proposição para a Educação Física Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Fernanda Leocadio Bitencourt Sombra, UniFOA

Mestranda no Programa de Ensino das Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário UNIFOA. Possui graduação em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) Especialista em Educação e Reeducação Psicomotora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2006) Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professora de Educação Física da Rede Pública Estadual e Municipal do Rio de Janeiro. Área de atuação Educação com ênfase em Educação Física Escolar e Práticas de Aventura.

Cassio Martins, UniFOA

Mestrado profissional em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente UniFOA (2016), Especialização em Prescrição de Exercício Aplicado a Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro UGF (2007) e Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA (2004). Atualmente é professor Mestre responsável do Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA, professor de Educação Física do Instituto Educacional Porto Real IEPR, professor de Educação Física do Sistema Firjan SESI na Unidade de Volta Redonda, Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Esportes de Aventura, Educação Ambiental, Handebol e Treinamento de Força.Atuou como bolsista do FNDE como Tutor dos Cursos em EAD do IFRJ.

Cassiane Nunes Leite, UniFOA

Atualmente está cursando o segundo ano de Educação Física (licenciatura) ofertado pela Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA). Trabalhando no colégio Interativo, em Volta Redonda, como auxiliar de Ensino Fundamental. Iniciou recentemente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que visa aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no curso e vincular a teoria a prática, permitindo maior experiência na área da educação. Realizou o Curso de formação de professores no Instituto Educacional Professor Manuel Marinho, onde realizou estágio na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Marcelo Paraiso Alves, IFRJ/UniFOA

Doutor em Educação (UFF). Estágio Pós Doutoral em Educação pela UERJ. Estágio Pós Doutoral em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Historia Social pela Universidade Severino Sombra, Pós-graduação Lato-sensu em Treinamento Desportivo pelo UniFOA, Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Motora pelo UniFOA. Especialização Internacional em Epistemologias do Sul (CLACSO) em EAD. Graduação em Educação Física pela Fundação Oswaldo Aranha (1989),. Estágio Pós Doutoral pela UERJ. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, formação profissional, esporte e história. É docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA) e docente nos cursos de graduação e licenciatura em Educação Física (disciplinas de Corporeidade, Educação Física Aplicada a Educação Básica e Fundamentos Históricos da Educação Física).Desde fevereiro de 2009, está lotada no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda lecionando no Curso de Automação Industrial. Experiência em EAD junto ao Projeto SEEDUC Currículo Mínimo da Fundação CECIERJ e como Docente no Projeto SEEDUC ‐ Formação Continuada Nova EJA em Educação Física (EAD).

Referências

BEZERRA, Kleiton Ramires Pires. Alfabetização cartográfica a partir do esporte de orientação. 2018, 151f. Dissertação (Educação). Universidade Estadual do Mato Grosso. Campo Grande-MS, 2018.

CAUPER, Dayse Alisson Camara. O ensino do Esporte Orientação na escola: possibilidades e limites de uma proposta à luz da metodologia crítico superadora. 2018, 390f. Dissertação (Ensino na Educação Básica). Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996. v. 1.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; SOARES, Maria da Conceição Silva; ALVES, Nilda. Michel de Certeau e as pesquisas nos, dos, com os cotidianos em educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. p. 108.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo: CIA das Letras, 1989. p. 143-275.

HARTMANN, Adriana. O Desporto Orientação como ferramenta para o ensino da Matemática. 2014. 106f. Dissertação (Educação). Universidade de Brasília. Brásilia, 2014.

LACERDA, Mitsi Pinheiro. Em práticas pedagógicas e investigativas... a surpresa. Revista Entreideias. Acesso em: fev. 2021.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: fev. 2021.

MAFFESOLI, Michel. A terra fértil do cotidiano. Revista FAMECOS: mídia, cultura e gtecnologia, Porto Alegre: Ed. PUCRS, v. 2, n. 36, ago. 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa; COSTA, P.A. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, [S.l.: s.n, s/d]. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/ index.php/rleducacao/article/view/6439. Acesso em: mar. 2021.

PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Editora Cortez, 2003. p. 272.

SENNET, Richard. O Artífice. 5. ed. São Paulo: Record, 2009. 362p.

SHERMA, Elka Paccelli. Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da cartografia. Tese (Doutorado em Geociências e Ciências exatas). 2010, 202f. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2010.

SILVA, Arcênio Meneses da. Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência com cartografia escolar. 2012. 210 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

SILVA, Flávia Heloisa. Corrida de Orientação: estratégia pedagógica, para Educação Física na Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Educação Profissional e Tecnológica). 2019, 196 f. Instituto Federal do Paraná. Curitiba, 2019.

SILVA, Marion Costa. Aplicabilidade da Prática Corporal “Esporte de orientação” no espaço escolar. 2020. 236 f. Dissertação (Educação) – Faculdade de Ciência e Tecnologia Campus de Presidente Prudente Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2020.

SOUSA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein, [s.l.], v. 8, p.102-106, 2010.

TEIXEIRA, Kelly Silva.; FIGUEIRÓ, Ronaldo Portela.; NASCIMENTO, M. S.; PARAISO ALVES, Marcelo. Socialidade, Tribos Urbanas e o cotidiano dos(as) ciclistas de Volta Redonda. Colóquio técnico-científico do UniFOA. In: COLÓQUIO TÉCNICO-CIENTÍFICO DO UNIFOA, 8, 2019. Anais [...] Resumos: Humanas e Sociais Aplicadas, Ensino e Metodologias Ativas. Volta Redonda: Centro Universitário de Volta Redonda – FOA, out. 2019.

UVINHA, Ricardo Ricci. Esportes radicais nas aulas de educação física do ensino fundamental. In: UVINHA, Ricardo Ricci; MOREIRA, Evando Carlos. (org.). Educação Física escolar: desafios e propostas. Jundiaí, SP: Fontoura, 2004. p. 99-111.

Publicado

2022-09-16

Edição

Secção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)