ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA FLUTUANTE UTILIZADO PARA ALUGUEL DE DIÁRIA

Autor/innen

  • Andrey Felipe Lima e Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/PA, BRASIL
  • Arthur Vinícius Bouth Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/PA, BRASIL
  • Daniel da Silva Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/PA, BRASIL
  • Rodrigo Pereira Guerreiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/PA, BRASIL
  • Yuri Lorenzo Pamplona da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/PA, BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022108167-82

Abstract

A presença de estruturas flutuantes tem sido cada vez mais frequente no cenário visual dos rios da Amazônia, havendo casas, hotéis, restaurantes e outras instalações. Em decorrência disso, empresários tem investido no ramo de estruturas flutuantes para serem utilizadas como aluguel de diárias. Em decorrência disso, este estudo fez uma análise de viabilidade econômica para um flutuante que comporta 10 pessoas, considerando o cenário: otimista, moderado e pessimista para a análise. Dessa forma, percebeu-se que em todos os cenários o investimento apresentou viabilidade e que somente o cenário pessimista não apresentou um alto retorno com relação ao valor aplicado.

Palavras-chave: Amazônia, Flutuante, Casa flutuante, Viabilidade.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

ANDERSON, H. C. Amphibious Architecture: Living with a Rising Bay. Faculty of California Polytechnic State University, San Luis Obispo, 2014.

BARREIROS, Flávio. Projeto de investimento: Uma análise estratégica a partir do conceito de cadeia de suprimentos. São Carlos, p. 42, 2004.

CARDONE, Laura; RAMOS, Ricardo. Habitação flutuante: uma resposta resiliente ao problema das inundações urbanas. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018.

COSTA, C. C.; PAULA, R. A.; JÚNIOR CAPELO, E. O cálculo do Valor Presente Líquido com tratamento do risco através do método de simulação de Monte Carlo. Rio de Janeiro, p. 1, 2007.

COSTA NETO, Tiago. Arquitetura flutuante: projetar uma habitação-tipo para um ambiente em transformação. Universidade do Minho, Portugal, 2015.

CUNHA, Emerson. Projeto arquitetônico de uma casa flutuante para os rios da Amazônia. Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

FONSECA, J. W. F. Análise e decisão de investimentos. Paraná, p. 12-30, 2009.

GOMES, L. P. Uma análise comparativa entre estudo de viabilidade estática e dinâmica para diferentes produtos imobiliários. Rio de Janeiro, 2016.

LAMEIRA, Pedro. Capacidade de absorção de cluster industrial naval e análise da influência do processo de terceirização: um estudo de caso na região norte do Brasil.

São Paulo, 2019.

LORENZET, Leonardo. Análise da viabilidade de investimento de uma empresa do ramo de distribuição de gás natural comprimido (GNC). Caxias do Sul, p. 24, 2013.

OLIVEIRA, M. H. F. A avaliação econômico-financeira de investimentos sob condição de incerteza: uma comparação entre o método de Monte Carlo e o VPL Fuzzy. São Carlos, p. 14, 2008.

RABUSKE, R.; FRIEDRICH, L. R.; FONTOURA, F. B. B. Análise da viabilidade para implantação de energia fotovoltaica com utilização para sombreamento de estacionamento. Santa Cruz do Sul, p. 39, 2018.

RODRIGUES FILHO, Armando. Projeto conceitual de condomínio flutuante.

Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

SCHORR, Matheus. Viabilidade econômica de empreendimentos imobiliários. Lajeado,2015.

SILVA, P. H. O.; JANNI, V. Relação da taxa mínima de atratividade no cenário econômico atual com a viabilidade econômica de projetos. Rio de Janeiro, p. 6, 2021.

SOUZA, José; ALMEIDA, Regina. Vazante e enchente na Amazônia brasileira: impactos ambientais, sociais e econômicos. Universidade de Coimbra, 2010.

TORRES, Roberta. Matemátca financeira e engenharia econômica: a teoria e a prática. Florianópolis, p. 25, 2004.

Veröffentlicht

2022-03-21

Zitationsvorschlag

Lima, A. F. L. e, Costa, A. V. B., Cunha, D. da S., Guerreiro, R. P., & Silva, Y. L. P. da. (2022). ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA FLUTUANTE UTILIZADO PARA ALUGUEL DE DIÁRIA. Revista Valore, 7, 67–82. https://doi.org/10.22408/reva702022108167-82