ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL E VENDAS DE CURSOS DE IDIOMAS ONLINE

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022123159-71

Abstract

O ensino online de idiomas vem crescendo. Neste contexto, este estudo buscou entender as estratégias de marketing utilizadas por profissionais do ensino de língua estrangeira na venda e apresentação dos seus cursos de idiomas no formato EAD (Ensino a Distância), bem como entender quem é o público-alvo interessado nestes cursos. Por meio de pesquisa netnográfica, levando em consideração a avaliação de vídeos, imagens e redes sociais de 6 profissionais que fornecem esses produtos, foi possível identificar como os cursos de idiomas em formato EAD são ofertados. Além disso, com a aplicação de questionário com 34 pessoas, foi possível entender o motivo que leva as pessoas a buscarem esse método de ensino e o que esperam ao contratar um profissional nesse campo de atuação.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. / Laurence Bardin: tradução Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. Disponível em: <https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-de-contec3bado-laurence-bardin.pdf>. Acesso em: 17 de setembro 2021.

CARVALHO, Bárbara Janiques; MAROPO, Lidia; PEREIRA, Sara. O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 20, n. 36, p. 41-54, jun. 2020 . Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622020000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 de junho 2021.

Cresce a busca por cursos de idioma on-line durante a quarentena. PORTAL TERRA, 2021. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/dino/cresce-a-busca-por-cursos-de-idioma-on-line-durante-a-quarentena,8b2ff863fabdf638cadf05132a747a5e5r8ppm07.html>. Acesso em: 08 de setembro 2021.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/696271/mod_resource/content/1/Creswell.pdf>. Acesso em: 17 de setembro 2021.

FIGUEIRA, Agostinho Augusto; SCHUCHMANN, Beatriz M.; AUGUSTO, Marion; BARALHAS, Carla; PAGLIA, Alexandre. Marketing viral: a eficácia do marketing viral nas organizações. XVII SEGeT, Faculdades Dom Bosco, 2020. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/artigos2020.php?pag=320>. Acessoem: 04 de abril de 2021.

FIRAT, Mehmet; SERPIL, Harun. Comparing the Internet Usage of Pre-service Language Teachers With Teachers of Other Subjects: Distance Learning vs. On-Campus Learning. profile, Bogotá , v. 19, n. 1, p. 55-72, June 2017 . Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-07902017000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 de junho 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2019. Disponível em: <https://docero.com.br/doc/nc0cesv>. Acesso em: 16 de setembro 2021.

GOMES, Débora. O que é EAD? Conceito, características, vantagens e muito mais! Disponível em: < https://sambatech.com/blog/insights/o-que-e-ead/>. Acesso em: 08 de setembro 2021.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: a arma secreta dos profissionais de marketing. Kozinet Março 2020. Disponível em: <http://kozinets.net/wp-content/uploads/2010/11/netnografia_portugues.pdf>. Acesso em: 04 de abril de 2021.

MACHADO, Letícia Haidê. A Internet No Processo De Ensino-Aprendizagem De Língua Inglesa: Uso De Ferramentas Educacionais Digitais. Dspace Nead. 2019, Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ. Disponível em: <http://dspace.nead.ufsj.edu.br/trabalhospublicos/handle/123456789/339>. Acesso em: 06 de junho 2021.

MARQUES, Welisson. Aspectos históricos do ensino de língua inglesa no Brasil: uma análise discursiva do sujeito na publicidade audiovisual de cursos de idiomas. Alfa, São Paulo, v.65, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5794-e8277>. Acesso em: 05 de junho 2021.

MARTINS, Karine; FROM, Danieli Aparecida. A importância da educação a distância na sociedade atual. Assessoritec (s.d). Disponível em: <https://www.assessoritec.com.br/wp-content/uploads/sites/641/2016/12/Artigo-Karine.pdf>. Acesso em: 04 de abril de 2021.

MORAIS, Cristopher. Redes sociais para atrair mais alunos: como ter estratégia digital nas escolas? Disponível em: <https://www.sponte.com.br/redes-sociais-para-atrair-mais-alunos-nas-escolas/>. Acesso em: 06 de junho 2021.

PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; MORAES, Raquel de Almeida; TERUYA, Teresa Kazuko. (Orgs) Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. Disponível em: <https://www.cead.unb.br/images/ead_reflexoes_critica_praticas.pdf>. Acesso em: 08 de setembro 2021.

PETERS, O. A Educação a distância em transição: tendências e desafios. São Leopoldo: Unisinos, 2012. Disponível em: <http://joaomattar.com/blog/2007/04/02/a-ead-em-transicao-otto-peters/>. Acesso em: 08 de setembro 2021.

SILVA, Amanda Boechat da; SANTOS, Natalia Contesini dos; LOPES, Paloma de Lavor; CRUZ, Francelina de Queiroz Felipe da. O YouTube e o comportamento de compra da criança. XVII SEGeT, Faculdades Dom Bosco, 2020. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/artigos2020.php?pag=320>. Acesso em: 04 de abril de 2021.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1969/1/2017TatianaHauschild.pdf>. Acesso em: 04 de abril de 2021.

SOUZA, Carlos Fabiano de. Da Correspondência À Internet: O Ensino De Inglês A Distância No Brasil. Entremeios: Revista de Estudos do Discurso. v. 15, jul.- dez/2017. Disponível em: <http://www.entremeios.inf.br/published/543.pdf>. Acesso em: 06 de junho 2021.

URIBE SAAVEDRA, Felipe; RIALP CRIADO, Josep; LLONCH ANDREU, Joan. El uso de las redes sociales digitales como herramienta de marketing en el desempeño empresarial.Cuad. Adm., Bogotá, v. 26, n. 47, p. 205-231, Dec. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-35922013000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 de junho 2021.

Veröffentlicht

2022-08-24

Ausgabe

Rubrik

Artigos Completos - VIII Jornada Científica da FASF