Estratégias de Marketing Sensorial no Comércio Varejista

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Abstract

A globalização intensificou a competição existente entre as empresas que concorrem por um mercado consumidor cada vez mais exigente. Com isso, as organizações se deparam com a necessidade de encontrar meios criativos, através dos quais possam se diferenciar umas das outras, e desta forma atrair o seu público de interesse. Contudo, as pessoas demonstram precisar de experiências que as envolvam a ponto de se render a uma possível conquista e fidelização como cliente de uma marca. Nessa monografia são apresentados os principais tipos de marketing e as estratégias utilizadas pelas empresas para realizar essa sedução, de maneira efetiva, do cliente. Nesse intuito, a compreensão acerca do comportamento do consumidor é importante aliada a para maximização dos resultados. Tendo em vista tais circunstâncias, a presente pesquisa tem como objetivo compreender como as ações de marketing sensorial são utilizadas no comércio varejista. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica, contando com exemplos de empresas que atuam na cidade de Petrópolis – Empório Multimix, Cacau Show e Pirulito - que confirmam a importância da adoção de práticas do marketing sensorial no setor do varejo através de suas ações implementadas e dos efeitos positivos causados por elas.

Palavras chave: Comércio varejista - Diferenciais - Marketing sensorial - Fidelização

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Autor/innen-Biografie

José Lazarino Ferrari, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto - UNIFASE

A globalização intensificou a competição existente entre as empresas que concorrem por um mercado consumidor cada vez mais exigente. Com isso, as organizações se deparam com a necessidade de encontrar meios criativos, através dos quais possam se diferenciar umas das outras, e desta forma atrair o seu público de interesse. Contudo, as pessoas demonstram precisar de experiências que as envolvam a ponto de se render a uma possível conquista e fidelização como cliente de uma marca. Nessa monografia são apresentados os principais tipos de marketing e as estratégias utilizadas pelas empresas para realizar essa sedução, de maneira efetiva, do cliente. Nesse intuito, a compreensão acerca do comportamento do consumidor é importante aliada a para maximização dos resultados. Tendo em vista tais circunstâncias, a presente pesquisa tem como objetivo compreender como as ações de marketing sensorial são utilizadas no comércio varejista. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica, contando com exemplos de empresas que atuam na cidade de Petrópolis – Empório Multimix, Cacau Show e Pirulito - que confirmam a importância da adoção de práticas do marketing sensorial no setor do varejo através de suas ações implementadas e dos efeitos positivos causados por elas.

Palavras chave: Comércio varejista - Diferenciais - Marketing sensorial - Fidelização

Veröffentlicht

2024-09-06

Zitationsvorschlag

Kappaun Dantas, G., & Lazarino Ferrari, J. (2024). Estratégias de Marketing Sensorial no Comércio Varejista. Revista Valore, 9, 33–47. Abgerufen von https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1756