Estratégias de Marketing Sensorial no Comércio Varejista
Abstract
A globalização intensificou a competição existente entre as empresas que concorrem por um mercado consumidor cada vez mais exigente. Com isso, as organizações se deparam com a necessidade de encontrar meios criativos, através dos quais possam se diferenciar umas das outras, e desta forma atrair o seu público de interesse. Contudo, as pessoas demonstram precisar de experiências que as envolvam a ponto de se render a uma possível conquista e fidelização como cliente de uma marca. Nessa monografia são apresentados os principais tipos de marketing e as estratégias utilizadas pelas empresas para realizar essa sedução, de maneira efetiva, do cliente. Nesse intuito, a compreensão acerca do comportamento do consumidor é importante aliada a para maximização dos resultados. Tendo em vista tais circunstâncias, a presente pesquisa tem como objetivo compreender como as ações de marketing sensorial são utilizadas no comércio varejista. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica, contando com exemplos de empresas que atuam na cidade de Petrópolis – Empório Multimix, Cacau Show e Pirulito - que confirmam a importância da adoção de práticas do marketing sensorial no setor do varejo através de suas ações implementadas e dos efeitos positivos causados por elas.
Palavras chave: Comércio varejista - Diferenciais - Marketing sensorial - Fidelização
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.