AUTOFORMAÇÃO NO MAGISTÉRIO SUPERIOR: UM ESTUDO E ALGUMAS PERSPECTIVAS

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DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019232945-962

Abstract

O trabalho discute a autoformação docente como tema necessário a ser discutido na academia. Questionamos como a formação continuada e a autoformação tem sido desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande (CCJS/UFCG)? O objetivo principal foi discutir o processo de autoformação docente no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (CCJS/UFCG) após a obtenção do título de doutor. Especificamente, foram analisadas as atividades de formação, atuação e produção dos docentes após o doutorado, como forma de autoformação. Os aportes teóricos de base foram os estudos de Nóvoa (2000), Galvani (2002) e Maciel (2003). A investigação foi de natureza quali-quantitativa, do tipo bibliográfica e documental, tendo o estudo de caso como estratégia de pesquisa, e a análise de conteúdo como técnica para a análise dos dados. A discussão dos achados aponta para uma necessária ressignificação no CCJS da atuação docente frente a formação e produção em termos de publicações dos seus doutores, para o aumento qualitativo e quantitativo dos percentuais de desempenho do CCJ/UFCG.

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Autor/innen-Biografien

Islania Andrade de Lira Delfino, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Doutoranda em Administração (USCS, 2019), Mestrado em Administração (UFCG, 2011), Especialização em Docência do Ensino Superior (UFCG, 2018).

Cristina Novikoff, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Phd Educação (UERJ, 2012); Doutorado Educação (PUCSP, 2006); Mestrado (UERJ, 2002). Professora da Especialização em Docência do Ensino Superior (2018) 

 

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2019-12-25

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