ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE MEDICINA DE UMA INSTITUIÇÃO NO NOROESTE DO PARANÁ

Autor/innen

  • Viviani Betiati Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Unicesumar - Centro Universitário de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Isabela de Melo Cardoso Curso de Medicina, Unicesumar- Centro Universitário de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Brendo Rodrigues Costa Curso de Medicina, Unicesumar- Centro Universitário de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Mateus Dias Antunes Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, Usp – Universidade de São Paulo, São Paulo-SP – Brasil
  • Ely Mitie Massuda Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Unicesumar; Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI - Centro Universitário de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Fernanda Shizue Nishida Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Unicesumar; Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI - Centro Universitário de Maringá, Maringá-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva40201931441-54

Abstract

Sintomas de ansiedade e depressão influenciam negativamente no rendimento escolar e na vida social do jovem universitário. Dessa forma, torna-se relevante estimar a magnitude do agravo e buscar estratégias de promoção da saúde no ambiente acadêmico para mitigar os efeitos deletérios desses sintomas. O objetivo deste estudo foi analisar a presença de sintomas de ansiedade e depressão em estudantes de medicina de um município do noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 576 estudantes do curso de medicina de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Maringá – PR. Foram utilizados os instrumentos Inventário de Ansiedade de Beck e Inventário de Depressão de Beck. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva com frequências absolutas e relativas das variáveis. Os resultados mostraram presença de ansiedade classificada como moderada e severa em 16% e de depressão em 14% dos estudantes do curso de medicina. Embora outros estudos tenham encontrado percentuais mais elevados, espera-se que esses resultados possam fornecer subsídios para implementação e formulação de novas estratégias e ações interdisciplinares de promoção da saúde no ambiente acadêmico como meio de se evitar a amplificação desses sintomas e aumento dos casos.

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Veröffentlicht

2019-11-30