ANÁLISE INTEGRATIVA DAS PRINCIPAIS ZOONOSES DE OCORRÊNCIA NO BRASIL

Autor/innen

  • Gilberto Cezar Pavanelli Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, UniCesumar
  • Ana Carolina Soares Avelar Curso de Medicina, UniCesumar
  • Caroline Côrtes Donida Curso de Medicina, UniCesumar
  • Weber Alexandre Sobreira Moraes Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, UniCesumar
  • Lucas França Garcia Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva402019332302-309

Abstract

As zoonoses são doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos. Os agentes responsáveis por desencadear essas enfermidades podem ser os vírus, bactérias, fungos, parasitos e rickettsias. A transmissão pode ocorrer de forma direta onde há contato com secreções que contém os patógenos, ou indireta, que exige contato físico do ser humano com o animal vetor. A maioria das zoonoses é conhecida como doenças negligenciadas e caracterizam um grupo de doenças tropicais endêmicas, que ocorrem em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, geralmente associadas a pobreza. Ao todo, as zoonoses causam entre 500 mil e 1 milhão de óbitos anualmente, o que expressa a gravidade das mesmas. A fim de ter um controle sobre as zoonoses, é necessário a detecção precoce e a notificação dessas doenças aos órgãos públicos, bem como o compartilhamento de informações seguras entre países. Dessa forma, a prevenção, vigilância, biossegurança, controle de infecção e tratamento de doenças infecciosas são imprescindíveis para que se possa desenvolver um trabalho multidisciplinar de contingência para as zoonoses. Tendo em vista esse cenário, a presente pesquisa, realiza uma análise integrativa das zoonoses humanas que afetam o Brasil, no qual se busca identificar as zoonoses mais prevalentes e as caraterísticas que pré-dispõe o Brasil a manifestar tais zoonoses. Espera-se que os resultados encontrados possam contribuir principalmente para os programas preventivos das zoonoses que afetam o país, bem como instruir a população sobre a necessidade de medidas preventivas para a diminuição de casos e eventualmente erradicação de algumas delas.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

AGUDELO-SUAREZ, A. N. Aproximación a la complejidad de las zoonosis en Colombia. Rev. salud pública, Bogotá, v. 14, n. 2, abr. 2012. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/revsaludpublica/article/view/35833/37846. Acesso em: 08 jul. 2019.

CHOMEL, B. B.; BELOTTO, A.; MESLIN, F. X. Wild animals, exotic pets and emerging zoonoses. Emerging Infections Diseases, n.13, v.1, p.16-11, jan. 2007.

MARTINS, M. F. M. Análise bibliométrica de artigos científicos sobre o vírus Zika. Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde, v. 10, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1096/pdf_1096. Acesso em: 08 maio 2018.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Primeiro relatório da OMS sobre doenças tropicais negligenciadas: avanços para superar o impacto global de doenças tropicais negligenciadas. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/primeiro_relatorio_oms_doencas_tropicais.pdf. Acesso em: 08 maio 2018.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Zoonoses. Disponível em: http://www.who.int/topics/zoonoses/en/. Acesso em: 08 maio 2018.

Veröffentlicht

2019-11-30