ANÁLISE SOBRE AS DIMENSÕES DA FELICIDADE NO TRABALHO EM ORGANIZAÇÕES DA REGIÃO DE CAXIAS DO SUL, RS

Autor/innen

  • Rafael Gasparin Boff Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul (UCS) http://orcid.org/0000-0003-0945-2479
  • Marco Aurelio Bertolazzi Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Mateus Panizzon Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Daniel Hank Miri Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Paula Patricia Ganzer Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade Federal de Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva902024937e-9008

Abstract

A felicidade no trabalho pode refletir no comportamento do indivíduo e, por conseguinte, influenciar o aumento da produtividade e a diminuição da rotatividade. Tendo isso em vista, o objetivo deste estudo consiste em analisar a influência das dimensões de felicidade no trabalho dos funcionários de organizações da região de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa de abordagem quantitativa, com técnica de coleta survey junto a uma amostra não probabilística por conveniência. Os resultados obtidos demonstram relação positiva entre felicidade na organização e felicidade na função. Há, ainda, uma relação linear positiva entre felicidade no trabalho e recomendação da organização para se trabalhar, apontando as dimensões da organização como um influenciador deste resultado. 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Rafael Gasparin Boff, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestrando em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Graduado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Marco Aurelio Bertolazzi, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Administração; Coordenador do Curso de
Administração da Universidade de Caxias do Sul.

Mateus Panizzon, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Administração; Professor da Universidade de Caxias do Sul.

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestrando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS na linha de Inovação e Competitividade com bolsa PROSUC/CAPES Modalidade I. O projeto de pesquisa é sobre gamificação, motivação e engajamento no trabalho por meio de um estudo qualitativo de múltiplos casos. Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos (atuação por 6 anos nesta área). Trabalhou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços (combustíveis e conveniência).

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

FORMAÇÃO: Doutora em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES (2019). Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES (Ago/2017 à Nov/2017). Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade (2014). Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo (2009). Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI (2008). Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra (2010). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 35 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 89 artigos publicados em anais de eventos, 12 capítulos de livros publicados e 7 livros organizados. ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS: 25 orientações de graduação, 39 de iniciação científica, 2 de especialização. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 16 participações em bancas de graduação. 1 Participação em bancas de especialização. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Atua como líder acadêmica no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Integra a equipe de pesquisadores dos projetos: Gestão do Conhecimento e Inovatividade como Impulsionadores da Inovação de Produto no Setor Têxtil Brasileiro e Português, contemplado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 Universal/Faixa C e Universidades Empreendedoras e Sustentabilidade Econômica a partir dos Ambientes de Inovação UESAI, contemplado na Chamada CNPq Nº 12/2017 Bolsas de Produtividade em Pesquisa PQ. Possui 83 avaliações de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. 5 avaliações de projetos de pesquisa e extensão. Experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Atuou na área de captação de recursos para inovação no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (2011 à 2014).

Paula Patricia Ganzer, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2017). Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2013). Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil (2010). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul (2010). Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha (2017). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 70 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 109 artigos publicados em anais de eventos e 18 capítulos de livros publicados. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 71 participações em Bancas, sendo: 64 em Graduação, 07 de Mestrado, 01 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Atua no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha, Coordenadora Acadêmica da Empresa Júnior. Atua nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovatividade Organizacional em diversos setores econômicos com destaque no setor têxtil.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal de Rio Grande

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Literaturhinweise

AGUINIS, Herman; BURGI-TIAN, Jing. Measuring performance during crises and beyond: The Performance Promoter Score. Business Horizons, v. 64, n. 1, p. 149-160, 2021.

AL IDRUS, Salim; AHMAR, Ansari Saleh; ABDUSSAKIR. The effect of organizational learning on market orientation moderated by job satisfaction. Cogent Business & Management, v. 5, n. 1, p. 1475048, 2018.

ANDERSEN, Morten Kamp; SVEGAARD, Simon; ANKERSTJERNE, Peter. Linking Customer Experience with Service Employee Engagement. ISS, 2015.

BANDURA, Randall P.; LYONS, Paul R. The art and science of job satisfaction: Much of it comes down to decent management practice. Human Resource Management International Digest, v. 22, n. 7, p. 32-35, 2014.

BANI-MELHEM, Shaker; ZEFFANE, Rachid; ALBAITY, Mohamed. Determinants of employees’ innovative behavior. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 30, n. 3, p. 1601-1620, 2018.

CAMPANIÇO, Esmeralda NL. Felicidade organizacional-proposta de escala de medida para as organizações em Portugal. 2012. 222 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Gestão, Universidade Atlântica, Barcarena, 2012.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela. Métodos de pesquisa em administração. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

DANCEY, Christine P.; REIDY, John. Estatística sem matemática para psicologia. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848114>. Acesso em: 1 nov. 2018.

DE WAAL, André. Increasing organisational attractiveness: The role of the HPO and happiness at work frameworks. Journal of Organizational Effectiveness: People and Performance, v. 5, n. 2, p. 124-141, 2018.

DE WINTER, Joost CF; GOSLING, Samuel D.; POTTER, Jeff. Comparing the Pearson and Spearman correlation coefficients across distributions and sample sizes: A tutorial using simulations and empirical data. Psychological methods, v. 21, n. 3, p. 273, 2016.

FARSEN, Thaís Cristine et al. Qualidade de vida, Bem-estar e Felicidade no Trabalho: sinônimos ou conceitos que se diferenciam? Interação em Psicologia, v. 22, n. 1, 2018.

FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788536320182>. Acesso em: 5 nov. 2018.

FLETCHER, Luke; BAILEY, Catherine; GILMAN, Mark W. Fluctuating levels of personal role engagement within the working day: A multilevel study. Human Resource Management Journal, v. 28, n. 1, p. 128-147, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRIJALVA, Paola. A tool to assess continuous improvement culture: adapting SERVQUAL scale to measure employee satisfaction, and identify factors of success. In: Proceedings of the International Annual Conference of the American Society for Engineering Management. American Society for Engineering Management (ASEM), 2016. p. 1-10.

GULYANI, Gaatha; SHARMA, Tanuja. Total rewards components and work happiness in new ventures: The mediating role of work engagement. In: Evidence-based HRM: a Global Forum for Empirical Scholarship. Emerald Publishing Limited, 2018. p. 255-271.

GYELTSHEN, Cheki; BERI, Nimisha. Work Place Happiness: A Tool for Teacher Effectiveness. Indian Journal of Public Health Research & Development, v. 9, n. 12, p. 1816-1820, 2018.

HOSIE, Peter; SHARMA, Piyush; KINGSHOTT, Russel PJ. “Happy-performing managers” thesis: Testing the mediating role of job-related affective outcomes on the impact of role stressors on contextual performance. International Journal of Manpower, 2019.

JOO, Baek-Kyoo; LEE, Insuk. Workplace happiness: work engagement, career satisfaction, and subjective well-being. In: Evidence-based HRM: A Global Forum for Empirical Scholarship. Emerald Publishing Limited, 2017. p. 206-221.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

KREKEL, Christian; WARD, George; NEVE, Jan-Emmanuel. Employee well-being, productivity, and firm performance: evidence and case studies. Global Happiness and Wellbeing, 2019.

NUNES, D. B. Proposição de um modelo de regressão linear para avaliação do valor de mercado de apartamentos residenciais. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24078>. Acesso em 5 nov. 2018.

OERLEMANS, Wido GM; BAKKER, Arnold B. Motivating job characteristics and happiness at work: A multilevel perspective. Journal of Applied Psychology, v. 103, n. 11, p. 1230, 2018.

OSWALD, Andrew J.; PROTO, Eugenio; SGROI, Daniel. Happiness and productivity. Journal of Labor Economics, v. 33, n. 4, p. 789-822, 2015.

PARIDA, Ashutosh. Employee Experience Framework and its impact on Employee Journey Mapping. Psychology and Education Journal, v. 57, n. 9, p. 4769-4781, 2020.

PELUSO, Alessandro M.; INNOCENTI, Laura; PILATI, Massimo. Pay is not everything: differential effects of monetary and non-monetary rewards on employees’ attitudes and behaviours. In: Evidence-based HRM: A Global Forum for Empirical Scholarship. Emerald Publishing Limited, 2017. p. 311-327.

PEPEY, Maria et al. Happiness at Work: Organizational Culture, Job Embeddedness, and Continuance Commitment. Job Embeddedness, and Continuance Commitment, 2016.

PESTANA, Maria Helena; GAGEIRO, João Nunes. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 4. ed. rev. e aum. Lisboa, Portugal: Sílabo, 2005.

REICHHELD, Frederick F. The one number you need to grow. Harvard Business Review, v. 81, n. 12, p. 46-55, 2003.

SALAS-VALLINA, Andrés et al. On the road to happiness at work (HAW) Transformational leadership and organizational learning capability as drivers of HAW in a healthcare context. Personnel Review, v. 46, n. 2, p. 314-338, 2017.

SALAS-VALLINA, Andres; FERNANDEZ, Rafael. The HRM-performance relationship revisited: Inspirational motivation, participative decision making and happiness at work (HAW). Employee Relations, v. 39, n. 5, p. 626-642, 2017.

SINGH, Sanjay; AGGARWAL, Yogita. Happiness at Work Scale: Construction and psychometric validation of a measure using mixed method approach. Journal of Happiness Studies, v. 19, n. 5, p. 1439-1463, 2018.

VALLINA, Andrés Salas; GUERRERO, Rafael Fernández. The human side of leadership: exploring the relationship between servant leadership, organisational facilitators and happiness at work. International Journal of Environment and Health, v. 9, n. 2, p. 131-150, 2018.

YALABIK, Zeynep Yesim; RAYTON, Bruce A.; RAPTI, Andriana. Facets of job satisfaction and work engagement. In: Evidence-based HRM: a global forum for empirical scholarship. Emerald Publishing Limited, p. 248-265, 2017.

YANEVA, Maya. Employee Satisfaction vs. Employee Engagement vs. Employee NPS. European Journal of Economics and Business Studies, v. 4, n. 1, p. 221-227, 2018.

Veröffentlicht

2024-03-28

Ausgabe

Rubrik

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)