A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PÓS PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva802023146172-77Abstract
Identificar e analisar como os professores e gestores de escolas de Educação Básica e Técnica perceberam a sua formação continuada com relação ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, antes da pandemia Covid 19 e agora, nesse momento atual da pandemia, com reinício das aulas 100% presenciais. Foi realizada pesquisa qualitativa, com a aplicação do questionário eletrônico, em especial, para professores de Instituições de Ensino Público e Privado do RS. Foram identificados e caracterizados o público com relação a sua formação/conhecimentos nas tecnologias, bem como o tipo de formação ofertado pelas instituições com o objetivo de aproximar a percepção do compromisso individual e o da instituição. Evidenciou-se que a parceria entre colegas foi fundamental e citada como mais relevante do que a oferecida pela escola; identificou-se que alguns professores na premência de atender ao aluno, usou recurso de comunicação pessoal (whatsapp) para suas aulas em vez dos AVAs e Plataformas próprias para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, mas alguns já reviram e relataram que não mais usarão esse recurso.
Downloads
References
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: LDB. 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 11 nov. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa-São Paulo :Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)
KARNAL, Leandro. A coragem da esperança. Planeta Estratégia, v. 2, f. 144, 2021. 288 p.
TRIVIÑOS, Augusto N. Introdução À Pesquisa Em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação . São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.