MOBILE LEARNING COMO METODOLOGIA COLABORATIVA PARA O TREINAMENTO DE EQUIPES - Um Estudo Bibliométrico.
Abstract
Buscou-se com o presente trabalho, objetivar a realização de um estudo bibliométrico de forma
exploratória sobre como está se comportando a produção científica internacional na sua cronologia,
geografia e temática sobre o avanço da utilização do Mobile Learning para o Treinamento de
Equipes, onde busca-se encontrar lacunas e observar o provável caminho futuro para esta área de
pesquisa. Estudo formulado a partir de análise de dados extraídos da Base Scopus. Inicialmente na
estratégica de busca foram definidas as seguintes palavras-chave: Treinamento de Equipes (Team
Training), Aprendizagem Móvel (Mobile Learning) e Empresa (Company). A partir disso foram
exportados os arquivos em formato .csv para análise quantitativa no Software RStudio, A partir dos
resultados, foram lidos título e resumo dos artigos buscando verificar aderência ao tema do estudo. A
amostragem de dados referentes a busca compreende período de 15 de maio a 19 de maio de 2023.
Obteve-se para análise 509 publicações, que evidenciaram por exemplo que os países que mais
produzem material científico com a temática abordada neste trabalho. Por fim observou-se que a
estratégia de busca utilizada para o levantamento dos artigos foi positiva, e que as palavras chave
encontradas com a pesquisa foram fundamentais para elaboração desta bibliometria.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.