EFEITO DA APLICAÇÃO DE QUATRO FORMAS DE DEJETOS DE SUINOS EM SUPERFICIE DO SOLO SOBRE A DISPONIBILIDADE DE FOSFORO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva402019319108-120Abstract
O destino dos dejetos gerados pela Suinocultura intensiva no Brasil e especialmente no Paraná tem despertado atenção para a preservação e proteção ambiental. Dentre inúmeras alternativas de disposição desses dejetos está o uso como fertilizantes em áreas agrícolas, sob diferentes formas de aplicação considerando critérios que contribuam para a avaliação da influência dessa prática sobre o ambiente, sobre o solo e água. Os teores e formas de Fósforo (P) disponível em solução do solo podem ser indicadores dos efeitos cumulativos para o ambiente, decorrentes do uso contínuo de dejetos como fertilizantes. O P é encontrado em quantidades variáveis em dejetos que depende do manejo dado ao rebanho.Foi determinado a quantidade percentual de P em quatro formas de dejetos aplicáveis ao solo como fertilizante e sendo cada uma um tratamento distinto, na forma de Lodo de depósito de fundo de lagoas de decantação (DF), Líquido sobrenadante dessas lagoas (SN), Cama sobreposta de maravalha (CS) e Dejetos tratados alcalinamente (NS). O solo da região de Palmeira no Estado do Paraná foi coletado e determinado o teor de P em solução. Foi conduzido um experimento de incubação de solos durante 150 dias com retiradas de alíquotas de solo semanais avaliando a disponibilidade de P no tempo, extraído por Mehlich 1 (HCl 0,01 M e H2SO4 0,025 M). O DF apresentou teores mais altos de P, chegando a 114,2 mg kg-1 aos 15 dias de incubação. Concluiu-se que o uso de dejetos em doses elevadas e sem critérios pode levar a contaminação do solo.
Downloads
References
BARTZ H. R. et al. Recomendações de adubação e de calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo. 3 ed. Passo Fundo: SBCS – Núcleo Regional Sul, 1994. p. 224.
DJODJIC, F. et al. Phosphorus leaching in relation to soil type and soil phosphorus content. Madison, EUA: SSSA - Soil Science Society American Journal, 2004, v. 33, p. 678 – 684.
GERVASIO; E. W., A China maior produtor seguida pelo grupo de países que compõem a união europeia. Suinocultura Paranaense, USDA 2016: Departamento de Economia Rural, SEAB PR., 2017
GRIFFIN, T. S. et al. Changes in soil phosphorus from manure application. Madison, EUA: SSSA - Soil Science Society American Journal, v. 67, p. 645 -653, 2003.
LABOSKI, C. A. M.; LAMB, J. A. Changes in soil test phosphorus concentration after application of manure or fertilizer. Soil Science Society of America Journal, v. 67, n 2, p. 544–554, 2003
LUDKE, J. V.; LUDKE, M. C. M. M. Produção de suínos com ênfase na preservação ambiental, parte 2 Manejo da nutrição. Revista Suinocultura Industrial. n. 3, edição 168, , p. 10-12, 2003.
NOVAIS, R. F. de; SMYTH, T. J. Fósforo em solo e planta em condições tropicais. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1999, 399p.
POTE, D. H. et al. Water-quality effects of infiltration rate and manure application rate for soils receiving swine manure. Ankeny, U.S.A.: SWCS - Soil and Water Conservation Society, Journal Soil and Water Conservation, v. 56, n. 1, p. 32-37, 2001.
PRADO, H. do. Solos do Brasil: Gênese, morfologia, classificação, levantamento. 2a ed. Piracicaba: FUNFAG, p. 220, 2000.
SILVA, F. C. Manual de análises químicas de solos, plantas e fertilizantes, Brasília: EMBRAPA, 1999, 370p.
SEGANFREDO, M.A., Modelo simplificado para a avaliação do risco de poluição dos dejetos de suínos utilizados como fertilizante do solo, Anais do XI Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas em Suínos, 2003.
SEGANFREDO, M.A.; et al, Avaliação do potencial de poluição da suinocultura, no uso de dejetos como fertilizante do solo no município de Jabora SC, Anais do XI Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas em Suínos, 2003
TRENTIN, E. E. Produção de matéria seca e acúmulo de nitrogênio e fósforo em sucessões de culturas com aplicação de dejeto de suínos. In: XV Reunião Brasileira de Conservação do Solo e da Água, Santa Maria, 2004, Anais do Evento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.