RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS VERSUS MOTIVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS ANGICAL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva402019388509-519Abstract
A administração pública passou a ser cada vez mais cobrada pela sociedade e, com isso, notou a necessidade de adotar métodos de gestão de pessoa que visa incentivar a busca por conhecimento com o intuito de aperfeiçoamento do serviço público. No âmbito organizacional motivar o colaborar é algo de suma importância para desempenhar suas atividades de maneira eficiente e eficaz, seja na esfera privada ou na esfera pública, partindo deste pressuposto com intuito de agregar conhecimento sobre a temática buscou-se identificar a relação entre Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e a motivação dos docentes do Instituto Federal do Piauí – campus Angical. O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) é um instrumento legal, que busca igualar a remuneração dos servidores que adquiriram conhecimentos através de suas experiências que agregam valor em sua carreira profissional, à dos servidores que têm uma titulação acadêmica superior. Diante disso, o presente trabalho justificou-se pela ausência de pesquisas nas bases de dados Spell, Scielo e CAPES sobre a temática e a oportunidade de estudar um tema pouco explorado a fim de ampliar conhecimentos. Para tanto foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma amostra de 20% da população total dos docentes e para analisar os dados obtidos através da entrevista foi feito uma análise de conteúdo relacionando os dados com as teorias motivacionais de Maslow e Herzberg. Os resultados da pesquisa mostraram pontos de vista divergentes acerca do RSC, concluindo que o RSC é uma política de incentivo que age como um dos fatores motivacionais dentro da instituição.
Palavras-Chave: Motivação, Reconhecimento de Saberes e Competências, Incentivo.
Downloads
References
AMORIM, Daniele Vasques de; FERREIRA, Rafaelli Sabino; ABREU, Nelsio Rodrigues de. Sistemas de Recompensas e suas Influências na Motivação de Servidores Públicos. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 5,2008, Rio de Janeiro. Anais AEDB. Rio de Janeiro: Campus da Associação Educacional Dom Bosco, 2008. Disponível em: < http://www.economia.aedb.br/seget/artigos08/222_222_Art_SEGeT_2008.pdf> Acesso em 23 de junho de 2019.
APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
BACCIN, Ecléa V. C. Reconhecimento De Saberes e Competências no Ensino Básico Técnico e Tecnológico: Impactos sobre a carreira e o trabalho docente. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, p. 294, 2018.
BITTENCOURT, C. C; BARBOSA, A. C. Q. Gestão de competências: articulando indivíduos, organizações e sociedade. In: BITENCOURT, C. C. (Org.) A Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2004. Cap. 10, p. 176-195.
BRASIL. Lei. Nº 12.772, de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. Brasília/DF. 28 dez 2012. Disponível in: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/L12772compilado.htm>, acesso em 19/07/2019.
CAMÕES, Marizaura R. de Sousa; PANTOJA, Maria Julia; BERGUE, Sandro Trescastros. Gestão de pessoas: bases teóricas e experiencias no setor público. Brasília: ENAP, 2010.
CASADO, Tania. As pessoas na organização. Editora Gente, 2002.
FABRE, Larissa. Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC): conflito com a capacitação? In: VIII Congresso CONSAD de Gestão Pública – Anais CONSAD, Brasília, maio de 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de pesquisas – 5. Ed. – São Paulo: Atlas - 2010.
IFPI. Resolução nº 13, de 12 de junho de 2014 – do Conselho Superior. Dispõe sobre a regulamentação da avaliação e fluxo de procedimentos para a concessão do reconhecimento de saberes e competências aos docentes pertencente ao plano de carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico do IFPI. Teresina/PI. 12 de jun. 2014.
LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências – 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
LIMA, N. V.; CUNHA, D. M. Saberes Docentes: As políticas de reconhecimento de saberes dos professores da educação profissional no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018.
MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria Geral da administração. 3º ed. – São Paulo: Cengage Learning, 2006.
OLIVEIRA, B. A. C. de; LAVOR, A. S. V. de. O reconhecimento de saberes e competências e a valor(iz)ação da ação Docente como forma de remuneração. In: XIX SEMEAD – Anais FEA USP. São Paulo, 2016.
RESENDE, E J. O livro das competências: desenvolvimento das competências, a melhor autoajuda para pessoas, organizações e sociedade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
TAMAYO, Alvaro; PASCHOAL, Tatiane. A relação da motivação para o trabalho com as metas do trabalhador. Revista Administração contemporânea, Curitiba, v. 7, n. 4, p. 33-54, dezembro de 2003.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Vol. 3. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC: CAPES: UAB, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.