RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS VERSUS MOTIVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS ANGICAL

Authors

  • César Barbosa Nunes Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, Angical, PI – Brasil
  • Francis de Sousa Fernandes Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, Angical, PI – Brasil
  • Jucyana Beatriz Nunes Veloso Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, Angical, PI – Brasil
  • Luís Rodrigo Soares Lima Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, Angical, PI – Brasil
  • Renário Ferreira Ribeiro Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, Angical, PI – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva402019388509-519

Abstract

A administração pública passou a ser cada vez mais cobrada pela sociedade e, com isso, notou a necessidade de adotar métodos de gestão de pessoa que visa incentivar a busca por conhecimento com o intuito de aperfeiçoamento do serviço público. No âmbito organizacional motivar o colaborar é algo de suma importância para desempenhar suas atividades de maneira eficiente e eficaz, seja na esfera privada ou na esfera pública, partindo deste pressuposto com intuito de agregar conhecimento sobre a temática buscou-se identificar a relação entre Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e a motivação dos docentes do Instituto Federal do Piauí – campus Angical. O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) é um instrumento legal, que busca igualar a remuneração dos servidores que adquiriram conhecimentos através de suas experiências que agregam valor em sua carreira profissional, à dos servidores que têm uma titulação acadêmica superior. Diante disso, o presente trabalho justificou-se pela ausência de pesquisas nas bases de dados Spell, Scielo e CAPES sobre a temática e a oportunidade de estudar um tema pouco explorado a fim de ampliar conhecimentos. Para tanto foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma amostra de 20% da população total dos docentes e para analisar os dados obtidos através da entrevista foi feito uma análise de conteúdo relacionando os dados com as teorias motivacionais de Maslow e Herzberg. Os resultados da pesquisa mostraram pontos de vista divergentes acerca do RSC, concluindo que o RSC é uma política de incentivo que age como um dos fatores motivacionais dentro da instituição.

 

Palavras-Chave: Motivação, Reconhecimento de Saberes e Competências, Incentivo.

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Published

2020-01-08

How to Cite

Nunes, C. B., Fernandes, F. de S., Veloso, J. B. N., Lima, L. R. S., & Ribeiro, R. F. (2020). RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS VERSUS MOTIVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS ANGICAL. Revista Valore, 4, 509–519. https://doi.org/10.22408/reva402019388509-519