A GESTÃO ESCOLAR E A FAMÍLIA DO CAMPO: O COTIDIANO ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA LOCAL NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO

Authors

  • Francelina de Queiroz Felipe da Cruz * Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ – Brasil ** Faculdade Sul Fluminense, Volta Redonda/RJ - Brasil
  • Ellen Cristine S. da N. L. Medeiros * Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ – Brasil
  • Marize Setubal Sampaio * Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ – Brasil
  • Renan Arjona de Souza * Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva30201849562-84

Abstract

Este artigo nasceu como resultado de visita técnica realizada no ano de 2015 a uma Escola Família Agrícola (EFA), como parte das atividades  educativas do Programa de Mestrado em Educação Agrícola PPGEA, Módulo II - Saberes Técnicos, na   Escola Municipal Flores de Nova Friburgo-RJ, que utiliza o método da Pedagogia da Alternância para os alunos do segundo segmento do ensino fundamental. A metodologia parte do relato desta visita que se trata de uma abordagem exploratória com uma pesquisa de campo e ressalta a relação da escola com o poder público e a comunidade campo, grande produtora de hortaliças e flores, do seu entorno. Após a observação e análise da realidade da escola, as discussões dessas relações estão associadas a uma adaptação da gestão local nos pilares da Pedagogia da Alternância, bem como a criação de uma dicotomia entre a teoria e prática de acordo com os parâmetros de atendimento (ou não) do que o próprio poder público indica no Parecer MEC 01/2006. Como conclusão, a relação entre o poder público e a escola mostra que a educação do campo ainda não é prioridade na prática, apesar de termos uma norma oficial no MEC que exalte a Pedagogia da Alternância e toda perspectiva de desenvolvimento que ela resgata para as escolas rurais.

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Published

2020-05-13