ENSINO DE QUÍMICA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA?

Authors

  • Keffson Kelf da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Tarcísio Ferreira de Farias Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Leonardo Alcântara Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0003-4650-3140

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020541e-5033

Abstract

Tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, a química é citada pelos alunos como um dos componentes curriculares mais complexos, muitas vezes, pelo modo como é apresentada em sala. É possível observar que não só os alunos, mas também os professores não entendem a verdadeira proposta para se estudar e ensinar química, proporcionando visões deformadas sobre a ciência. Partindo desse pressuposto, houve uma necessidade de abordar, nesse estudo, as noções que os alunos adquiriram sobre a disciplina de química ministrada no decorrer do Ensino Médio. A partir das análises realizadas foi possível inferir uma boa relação entre os estudantes e a química ministrada em sala. Além disso, os estudantes parecem acreditar que os docentes responsáveis pela disciplina são capazes de estimular a aprendizagem da mesma. Assim, podemos apontar que, além da forma como é apresentada, as relações existentes nos ambientes de sala podem interferir nos processos de construção do conhecimento químico.

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Author Biography

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA)

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Published

2021-01-07

Issue

Section

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)