ENSINO DE QUÍMICA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA?

Authors

  • Keffson Kelf da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Tarcísio Ferreira de Farias Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Leonardo Alcântara Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0003-4650-3140

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020541e-5033

Abstract

Tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, a química é citada pelos alunos como um dos componentes curriculares mais complexos, muitas vezes, pelo modo como é apresentada em sala. É possível observar que não só os alunos, mas também os professores não entendem a verdadeira proposta para se estudar e ensinar química, proporcionando visões deformadas sobre a ciência. Partindo desse pressuposto, houve uma necessidade de abordar, nesse estudo, as noções que os alunos adquiriram sobre a disciplina de química ministrada no decorrer do Ensino Médio. A partir das análises realizadas foi possível inferir uma boa relação entre os estudantes e a química ministrada em sala. Além disso, os estudantes parecem acreditar que os docentes responsáveis pela disciplina são capazes de estimular a aprendizagem da mesma. Assim, podemos apontar que, além da forma como é apresentada, as relações existentes nos ambientes de sala podem interferir nos processos de construção do conhecimento químico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA)

References

ASSAI, N. D. S.; GALVÃO, J. C. R.; DELAMUTA, B. H.; BERNADELLI, M. S. Funções químicas no 9°ano: proposta de sequência didática e uno químico. Revista Valore, v. 3, p. 454-465, 2018.

ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática da ciência. Campinas: Papirus, 1995.

ANDRADE, M. L. F; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: Um desafio para professores de Ciências. Ciência & Educação, v.17, n.4, p. 835-854, 2011.

BASTOS, R. L. Ciências humanas e complexidades: projetos métodos e técnicas de pesquisa. 2ª Ed. Rio de Janeiro : E-papers, 2009.

CHER, G. G.; OLIVEIRA, T. A. L.; SCAPIN, A. L.; SILVEIRA, M. P. Estudo dos polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “química dos plásticos”. Revista Valore, v. 3, p. 14-25, 2018.

COSTA, S. F. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Liber livro, 2010. p. 91.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro, São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

GARCÍA, J. E.; GÁLAN. R. T. La medida de las actitudes usando las técnicas de Likert y de diferencial semântico: investigación didáctica. Enseñanza de Las Ciencias, v. 16, n. 3, p. 477-484, 1998.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p.57-63, 1995.

LIMA J. O. G., Perspectivas de novas metodologias no ensino de Química, Revista Espaço Acadêmico, v. 11, p. 95-101, 2012.

LIMA J. O. G.; LEITE, L. R. O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química: o caso das escolas do Ensino Médio de Crateús/Ceará/Brasil, Revista Eléctronica Investigación em Educación en Ciencias, v. 7, p. 72-85, 2012.

LIMA, J. O. G.; BARBOSA, L. K. A. O ensino de química na concepção dos alunos do Ensino Fundamental: algumas reflexões. Revista Exatas Online, v. 6, n. 1, p. 33-48, 2015.

LOURENÇO, A. B.; ABIB, M. L. V. S.; MURILLO, F. J. Aprendendo a ensinar e a argumentar: Saberes de Argumentação Docente na formação de futuros professores de química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 2, p. 295-316, 2016.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professor/pesquisador, Ijuí: Unijuí, 2006.

MARCONDES, M. E. R. Proposições Metodológicas para o Ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão, v.7, p. 67-77, 2008.

MAZZETTO, S. E., S. E.; CARNEIRO, C. C. B. S., Licenciatura em Química da UFC: perfil socioeconômico, evasão e desempenho dos alunos. Quimica Nova, v. 25, p. 1204-1210, 2002.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. Disponível em: << http://www.if.ufrgs.br/~moreira/visaoclasicavisaocritica.pdf >> Acesso em 02 de fevereiro de 2020.

NASCIMENTO, P. H. L.; FERNANDES, C. L.; NETO, J. G. S.; SILVA, T. P. As concepções de um grupo de estudantes do Ensino Médio em relação às aulas de química em uma escola pública da cidade de Itatuba-PB. In: III Congresso Nacional de Educação, Anais..., 2016.

NUNES, A. O. Possibilidades de enfoque CTS para o ensino superior de química: proposta de uma abordagem para ácidos e bases. 2014. 226 f. Tese (Doutorado em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais..., Florianópolis, SC, 2016.

SANTOS, W. L. P. S; SCHNETZLER, R.P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 3.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003, 144p.

SILVA, Francisco Edivanio. A Interdisciplinaridade nos livros de Química no Ensino Médio. Monografia (Curso de Licenciatura em Química). Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-CE, 2011.

SILVA, S. F.; NUNEZ, I. B., O ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes – Reflexões teórico-metodológicas. Quimica Nova, v. 25, p. 1197-1203, 2002.

TOMIZAKI, K. Apresentação - De uma geração a outra: a dimensão educativa dos processos de transmissão intergeracional. Educação e sociedade, v. 31, p. 321-326, 2010.

Published

2021-01-07

How to Cite

da Silva, K. K., de Farias Filho, T. F., & Alves, L. A. (2021). ENSINO DE QUÍMICA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA?. Revista Valore, 5, e-5033. https://doi.org/10.22408/reva502020541e-5033

Issue

Section

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)