A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Authors

  • Patrícia Sousa Nilo Mendes Faculdade Sul Fluminese
  • Cláudio Faria Lopes Junior Faculdade Sul Fluminense
  • Priscila Sousa Nilo Mendes Instituto de Cultura Técnica
  • Marcus Vinícius Barbosa Faculdade Sul Fluminense Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva40201968414-38

Abstract

Nota-se a necessidade desta pesquisa para melhor avaliar a formação pedagógica do profissional docente no ensino superior. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a identidade profissional e os dilemas e desafios enfrentados pelo professor universitário. Para atingi-lo foi utilizada a pesquisa do tipo descritiva, qualitativa na qual participaram 23 professores por meio de um questionário misto, possuindo questões fechadas, nas quais o informante escolhe sua resposta entre duas opções, sendo elas sim ou não, e também de questões abertas, em que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões através de perguntas onde são possíveis avaliar as concepções e os olhares dos mesmos para questões que levam a discussões entre o que é ser um bom professor. Sendo assim, conclui-se que faz‐se necessário investir em formação continuada de professores para o ensino superior apontado para as questões didático pedagógicas, visto que os resultados mostram que os docentes tem pouca formação neste aspecto, já que sua prática muitas vezes é acarretada pelo conhecimento e experiência adquirida no percurso de sua carreira profissional e docente. O estudo mostrou ainda, que os professores sentem a necessidade de formação continuada no que se refere ao processo ensino‐aprendizagem, direções que norteiam os atos em sala de aula, como as novas metodologias, estratégias e técnicas de ensino, de maneira que a formação permita‐o a atuar com competência.

Palavras-chave: Prática-pedagógica; Formação Docente; Identidade Profissional.

Downloads

Download data is not yet available.

References

APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295p.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

BISSOLI, Michelle de Freitas. ALMEIDA, Maria Isabel. PIMENTA, Selma Garrido. A docência no ensino superior na área da saúde: formação continuada e desenvolvimento profissional em foco. Revista Eletrônica Pesque educa v. 03, n. 06 - jul.–dez. 2011.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação. PUC: Porto Alegre, RS, ano XXIX, n3, p. 489-501, set/dez. 2006. ISSN 0101-465X.

BOLZAN, D. P. V. Pedagogia universitária e processos formativos: a construção do conhecimento pedagógico compartilhado. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 14., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUC/RS, 2008. p. 102-120.

BRASIL. Lei de Bases e Diretrizes da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEB, 1996.

CARLOS MARCELO, G. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999.

CUNHA, Ana Maria de Oliveira. BRITO, Taita Talamira Rodrigues. CICILLINI, Graça Aparecida. Dormi aluno (a)... acordei professor (a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior.

CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007b.

CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010. p. 45-57.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989. ISBN: 85-308-0081-8.

FIORENTINI D. A Formação Matemática e Didático-Pedagógica nas Disciplinas da Licenciatura em Matemática. Revista de Educação. Campinas, n. 8 p. 107-115- jun. 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. ISBN: 85-219-0243-3.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, B.; BARRETTO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília:

UNESCO, 2009.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. BOLZAN, Doris Pires Vargas. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas, v. 14, n. 26, p. 43-59, jan./jun. 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel (Org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 188-212.

LÜDKE, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. RJ: Editora Ltda, 2010.

MEDEIROS, Arilene Maria Soares. Docência no ensino superior: dilemas contemporâneos. R. Faced, Salvador, n.12, p.71-87, jul/dez. 2007.

MIZUKAMI, M.G. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L S Shulman. Educação – Revista do Centro de Educação Santa Maria/ BRA, Centro de Educação/UFSM, v.29, n. 2, p.33-49, 1996. ISSN: 0101-9031.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, A. Os professores e as Histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. 2 ª Ed. Porto, Porto Editora, 1995.

OLIVEIRA, Cláudia Chueire. VASCONCELLOS, Maura Maria Morita. A formação pedagógica institucional para a docência na educação superior. Comunic., Saúde, Educ., v.15, n.39, p.1011-24, out./dez. 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).

POLENA, A.; GOUVEIA, A. B. Perfil do professor: análise de série histórica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 26., Recife, 2013. Anais..., ANPAE, Recife, 2013.

RODRIGUES, Maria Lucia; LIMENA, Maria Margarida Cavalcanti (Orgs.). Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livros Editora, 2006. 175p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, A. R.; GOUVEIA, A. Os trabalhadores docentes da educação básica no Brasil em uma leitura possível das políticas educacionais. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 19, n. 35, dez. 2011.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TEIXEIRA, G. F. M. Tornar-se professor: a formação desenvolvida nos cursos de Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Uberlândia. 233f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2007.

TEIXEIRA, G. F. M. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes, In: B Tec Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n.1, jan /abr. 2009. ISSN: 0871-4835.

VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2009. A universidade no século XXI. São Paulo: Cortez, 2004.

Published

2021-01-05

How to Cite

Mendes, P. S. N., Lopes Junior, C. F., Mendes, P. S. N., & Barbosa, M. V. (2021). A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Revista Valore, 4, 14–38. https://doi.org/10.22408/reva40201968414-38