A SITUAÇÃO ECONÔMICA DA MULHER IDOSA: DADOS DE UMA PESQUISA NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021101938-58Resumen
A situação das mulheres nas sociedades contemporâneas mudou significativamente durante os últimos 100 anos em relação à participação no mercado de trabalho e consequentemente na situação econômica. Como estas mudanças se refletem na vida das mulheres idosas de hoje? O presente artigo analisa a situação econômica e as fontes de renda de mulheres idosas no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal, recorte da pesquisa “Propensão ao endividamento de pessoas idosas no Rio Grande do Sul”, realizado junto a idosos de dois programas: Maturidade Ativa do Serviço Social do Comércio (SESC) do Rio Grande do Sul e Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre-RS (FASC). No presente recorte foram analisados os dados de 287 mulheres idosas (60 – 74 anos) e muito idosas (75 anos ou mais), com diferentes níveis educacionais e de renda. Como fonte de renda foram indicados principalmente aposentadoria e pensão e ao contrário das mulheres da FASC, um grupo considerável (30,93%) das mulheres do SESC dispõem também de outras fontes de renda. No grupo da FASC, 30% trabalham ainda, enquanto no SESC somente 10%. Os dados mostram uma realidade complexa e diversificada da situação econômica das mulheres idosas, destacando diferenças entre as classes sociais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.