ANÁLISE DA EMISSÃO DE GÁS CARBONICO NO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CALCARIO ENTRE BARRA MANSA E ARCOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva7020221048e-7018

Resumen

Realizar transporte de forma eficiente e com menor impacto possível financeiro e ambiental é um desafio. Para abastecer uma fábrica cal no sul fluminense há dois modais principais: ferroviário e rodoviário. Ambos possuem a emissão de gás carbônico como um dos principais resíduos na queima de combustível fósseis, e este gás é um dos principais agentes causadores do aquecimento global. Entretanto geralmente este fator não é mensurado pelas empresas de transportes por causa da sua dificuldade de estimar quantitativamente estas emissões. Este trabalho utilizou a metodologia Top Down e apresenta dados estratificados e parametrizados dos últimos 6 anos sobre a emissão de CO2 utilizando metodologia Top Down pelo dois modais estudados e as compara. Os resultados demonstram que o modal ferroviário possui uma emissão de dióxido de carbono de 62% menor que o modal rodoviário. 

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Biografía del autor/a

Ualison Rebula de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professor do programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense. Professor do programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2022-09-16

Cómo citar

Gil, M. P. de B., & Oliveira, U. R. de. (2022). ANÁLISE DA EMISSÃO DE GÁS CARBONICO NO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CALCARIO ENTRE BARRA MANSA E ARCOS. Revista Valore, 7, e-7018. https://doi.org/10.22408/reva7020221048e-7018

Número

Sección

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)