O LEGADO DE PESTALOZZI

Autores/as

  • Avani Maria de Campos Corrêa UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Guilherme Saramago de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA
  • Mara Cristina Piolla Hillesheim UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231245e-8084

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas contribuições relevantes do pensamento de Pestalozzi para a educação. A análise focaliza, sobretudo, na vida e obra do educador, pois ele foi defensor de uma pedagogia humanista e social. Tinha consciência da função social da escola e, por isso, era adepto da reforma da sociedade, por meio da educação das classes populares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, embasada nos pressupostos da abordagem qualitativa, decorrente de estudos já realizados sobre a temática eleita. A conclusão a que chegamos aponta para uma proposta educacional voltada para as classes populares, tendo como base uma abordagem com ênfase nas problemáticas sociais.

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Biografía del autor/a

Avani Maria de Campos Corrêa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutoranda em Educação, vinculada a Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação (UFU). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar e Administração Escolar pela União das Escolas Superiores do Pará (UNESPa). Especialista em Supervisão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Psicopedagogia Escolar e Clínica pela Faculdade de Educação da Bahia. Especialista em Mídias na Educação (UFU). Especialista em Educação Tecnológica e Inclusiva - (IFTM - Uberaba). Experiência profissional na área de Coordenação Pedagógica na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública- EBMSP (atuou com projetos de Iniciação Científica, Monitoria), foi Diretora da Escola Cia Real Agroindustrial, no Pará. Vice diretora da Escola Técnica Estadual do Pará (ETEPa). Vice diretora do Colégio Drummond em Salvador. Foi supervisora escolar da rede estadual e municipal de ensino. Atualmente é professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia - Ensino Fundamental I e Supervisora de Tutoria no curso de graduação em Pedagogia a distância da UFU. Parecerista da Revista de Educação Popular (ISSN 1982-7660) Edição Especial 2021: ?A práxis educativa em uma perspectiva freiriana?. Participou como Representante Discente da Comissão para Consulta Eleitoral Eletrônica do PPGED/FACED - UFU. Academicamente concentra suas pesquisas nas áreas de Pedagogia Universitária, Formação de Professores e Educação à distância. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS - UFU), coordenado pelas Professoras Dra Geovana Ferreira Melo e Dra Vanessa Therezinha Bueno Campos. Participa também do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (CEPF - UFU), coordenado pela Professora Dra Camila Lima Coimbra.

Guilherme Saramago de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional. (Texto informado pelo autor)

Mara Cristina Piolla Hillesheim, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutoranda em Educação, vinculada a Linha de Pesquisa, Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Licenciatura em Letras Anglo Portuguesas pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Durante o período de 2001 a 2019, foi docente titular da Universidade de Uberaba (UNIUBE), nos Cursos de Letras e de Direito, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Linguagem Jurídica, Argumentação Jurídica e Hermenêutica, Direito Civil, Metodologia da Pesquisa em Direito. Atualmente é professora efetiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM - Campus Patos de Minas) das disciplinas de Língua Portuguesa, Redação Comercial, Comunicação e Expressão, nos cursos de Técnico em Logística e Técnico e Técnico em Eletrotécnica, ambos integrados ao Ensino Médio, e no Curso Superior em Administração. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS - UFU), coordenado pelas Professoras Dra. Geovana Ferreira Melo e Dra. Vanessa Therezinha Bueno Campos.

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Possui Graduação em Estudos Sociais( Licenciatura Curta - Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí - GO.Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu.

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Publicado

2023-08-18

Número

Sección

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)