A REDE SOCIAL: O LINEAR ÉTICO E EMPRESARIAL NO ESPAÇO VIRTUAL
Resumen
Este estudo apresenta uma análise em um viés ético das empresas em sua necessidade de existência no ambiente virtual, fazendo comparações e demonstrando com cenas da obra cinenatográfica “A rede social”, baseado numa história real do criador do Facebook, onde se tornou uma empresa de renome mundial, onde são apresentadas situações que são correlacionadas a ética no espaço corporativo, bem como a ética profissional e pessoal. Esta temática é um assunto bastante comum recentemente, visto que trata não apenas da ética no ambiente corporativo, mas as relações de trabalho e pessoais, em que existe as divergências pelo fato de que os protagonistas apresentam características distintas, pois um possuía uma ideia inovadora, com perfil empreendedor e extremamente inteligente, porém o outro com perfil de empresário e brilhantemente competente para formas de investimento na empresa criada, porém em algumas situações percebe-se que o protagonista usa o espaço virtual para denegrir a imagem de uma pessoa, e age com falta de ética pessoal e profissional para obter o que almejava. A metodologia deste estudo é exploratória de caráter qualitativo, constitui também uma análise não participativa com base em observação, onde foi realizada uma análise para obtenção dos resultados e para melhor entendimento utilizou-se um embasamento teórico para melhor esclarecer pontos relevantes do filme.
Descargas
Citas
COÊLHO, T. F.; MUSTAFÉ, I. S. M. Diversidade ou manutenção de estruturas de poder? Reflexões sobre a comunicação organizacional do MMFDH. Organicom, v. 19, n. 38, p. 106–122, 27 jun. 2022.
FISCHER, Marta Luciane et al. E-caminho do diálogo: ambientes virtuais como espaço coletivo de construção ética. Revista Bioética. v. 30, n. 2, 2022.
______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. 8. reimpr. São Paulo: Atlas, 2006.
GOMES, A. F. et al. ÉTICA E MORAL NAS ORGANIZAÇÕES. Revista Destaques Acadêmicos, v. 14, n. 1, 18 maio 2022.
MARTINS, É. B.; GABRIEL, K.; A importância da ética nas relações de trabalho. Faculdade de Pindamonhangaba, 2012.]
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1994.
RENAUD, M. Ética ambiental e aceleração do tempo. Ciência e Cultura. 50 anos depois da Conferẽncia de Estocolmo, Universidade Nova de Lisboa, p. 48, 6 jun. 2022. Disponível em: http://www.acad-ciencias.pt/document-uploads/2994012_livro-de-resumos-site.pdf#page=48. Acesso em: 7 nov. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.