INDICADORES DE DESEMPENHO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – UM ESTUDO DE CAMPO NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020264e-5006

Resumen

O presente trabalho retrata um importante tema para a gestão de Micro e Pequenas Empresas, visto que as mesmas possuem uma elevada taxa de mortalidade, devido a vários fatores e a não utilização de indicadores de desempenho para o controle das ações organizacionais. Dentro deste contexto, o trabalho tem como principal objetivo verificar se as Micro e Pequenas Empresas do Município de Volta Redonda utilizam indicadores de desempenho baseado nos estudos de índices do Balanced Scorecard (BSC), comparando as empresas finalistas do Prêmio Mérito Lojista com as participantes da 17° Feira Flumisul. Este artigo foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico baseado nas definições de Indicadores de desempenho, Balanced Scorecard (BSC) e, também foi aplicado um questionário em 12 empresas para averiguar se as mesmas utilizam indicadores como ferramenta de auxílio nas tomadas de decisões. O artigo conclui que as Micro e Pequenas Empresas pesquisadas não só possuem conhecimento de sistema de indicadores de desempenho como também os aplicam em diversos setores da organização. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vivian Magalhães Rodrigues, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Ualison Rébula de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professor do programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense. Professor do programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal Fluminense.

Citas

ARAÚJO, A. O. Contribuição ao Estudo de Indicadores de Desempenho de Empreendimentos Hoteleiros. Tese de Doutorado. FEA/USP, 2001.

Câmara Municipal de Volta Redonda.

GALINDO A. G. Balanced Scorecard como Sistema de Alinhamento e Controle Estratégico da Gestão. Anais II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2005.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As Micro e Pequenas Empresas comerciais e de serviços no Brasil. Rio de Janeiro: Editora IBGE, 2003.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: Como as empresas que adotam o balanced scorecard rosporam no novo ambiente de negócios. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

KOTESKI, M. A. As Micro e Pequenas Empresas no contexto econômico brasileiro. Revista FAE Business, Rio de Janeiro, 2004.

MALAGUEÑO, R.; VALEIRAS, E. L. e CONDE, J. G. Balanced scorecard in SMEs: effects on innovation and financial performance. Small Business Economics, 51 (3), pp. 221-244, 2018.

PINHEIRO, M. Gestão e desempenho das empresas de pequeno porte: uma abordagem conceitual e empírica. Tese (Doutorado). FEA/USP. São Paulo: 1996.

RODRIGUES, V. Balanced Scorecard para Micro e Pequenas Empresas: Pesquisa a partir do Método Delphi. Trabalho de Conclusão de Curso. UFF. Rio de Janeiro: 2013.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas. Mortalidade das Empresas. São Paulo: SEBRAE, 2007.

SEBRAE-RJ - Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro. Planejamento Estratégico. Rio de Janeiro: Editora SEBRAE, 2009.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Brasília: Editora SEBRAE, 2013.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas. Painel Regional Médio Paraíba. Rio de Janeiro: Editora SEBRAE, 2013.

SILVA L. C. Balanced Scorecard e o Processo Estratégico. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, outubro/dezembro 2003.

SINK, D.S.; TUTLE, T. C. Planejamento e medição para a performance. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1993.

SMDET-VR - Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda. Volta Redonda é sede da Fomenta regional do Médio Paraíba. Disponível em: http://www.smdet.com.br/ver.php?cod=117

TOGNETI, M. A. R. Metodologia da pesquisa científica. Serviço de Biblioteca e Informação do Instituto de Física de São Carlos, IFSC-SBI, São Paulo, 2006.

VIOL, L.A.; RODRIGUES, J.J. Tratamento tributário da micro e pequena empresa no Brasil. Ministério da Fazenda. Coordenação-Geral de Estudos Econômico-Tributários- Coordenação de Estudos Tributários. Brasília: 2000.

Publicado

2021-01-07

Número

Sección

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)