A UNIVERSIDADE BRASILEIRA ATÉ A DÉCADA DE TRINTA: ORIGEM E INFLUÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020273e-5009Resumen
Neste artigo refletimos sobre a origem da universidade no Brasil e a influência de modelos estrangeiros no processo de sua criação e na efetivação de algumas características do ensino superior brasileiro que persistem até os dias de hoje. Com este estudo, não temos a pretensão apresentar toda a história de construção da universidade brasileira, mas oferecer uma contribuição para a compreensão de alguns aspectos históricos desta instituição. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada em autores que também julgam importante a necessidade de pensar e repensar os fundamentos da universidade no Brasil.
Descargas
Citas
AZEVEDO, F. de [et al]. O manifesto dos pioneiros da educação nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
______. A transmissão da cultura: parte 3 da 5 ed da obra A cultura brasileira. São Paulo, Melhoramentos; Brasília, INL, 1976.
CUNHA, L. A. A universidade temporã: da Colônia à Era Vargas. 3 ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
______. A universidade reformada. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
DECRETO N. 6.283 DE 25 DE JANEIRO DE 1934. Cria a Universidade de São Paulo e dá outras providências. Disponível em http://www.usp.br/leginf/criacao/decreto6283.htm. Vários acessos.
FÁVERO, M. de L. de A. Universidade do Brasil: das origens à construção. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Inep, 2000.
PAULA, M. de F. C. de. USP e UFRJ: a influência das concepções alemã e francesa em suas fundações. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, São Paulo, out, 2002.
______. A formação universitária no Brasil: concepções e influências. Avaliação, Campinas: Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, p. 71-84, mar, 2009.
RIBEIRO, D. A universidade necessária. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
SILVEIRA, M. J. A evolução da concepção de universidade no Brasil. In: TUBINO, M.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.