CONSIDERAÇÕES SOBRE A MUDANÇA CULTURAL E A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020304e-5012Resumen
Com a entrada na era digital o sistema educacional atual foi considerado ineficiente e uma nova abordagem e novos métodos de ensino são propostos. Estudos contemplam a inserção das TICs na educação, apontam benefícios e vantagens dessa inserção; porém, apresentam lacunas teóricas. Este estudo enfoca o modelo de flipped classroom e a abordagem cognição distribuída, que surgem como propostas metodológicas com o intuito de transformar a sala de aula. O estudo teórico tem o objetivo de discorrer e refletir sobre essas novas propostas educacionais e as possíveis necessidades de inserção das TICs no processo ensino aprendizagem em função da mudança cultural. Faz-se uma reflexão crítica sobre a inserção das TICs no sistema educacional e acredita-se que ainda há lacunas sobre o tipo e a composição do potencial de desenvolvimento cognitivo proporcionado pelas mídias digitais. Acredita-se que a simples implantação das mídias digitais não seja a solução para reformular a educação e sugerimos que pesquisas futuras possam minimizar as lacunas teóricas e práticas, necessárias para a implantação de dinâmicas de mudança mais flexíveis no sistema educacional.
Palavras-chave: Educação. TICs. Era digital. Flipped classroom. Cognição distribuída
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