A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO EM UM CARTÓRIO DE ARACAJU/SE
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva402019396627-635Resumen
O papel da motivação vem se tornando um elemento chave em função da produtividade, posto que o funcionário que se sente motivado para realizar suas tarefas fomenta melhores resultados para a organização. Deste modo, o presente trabalho apresenta como objetivo geral analisar de que forma a motivação pode impactar na produtividade dos funcionários de um cartório de Aracaju/SE. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, intitula-se uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, estudo de caso. Quanto ao instrumento de coleta de dados, foram utilizadas as ferramentas análise SOWT, Matriz GUT e 5W2H, que subsidiaram um plano de ação, tendo como o fator que mais impacta negativamente na produtividade a forma de rateio na comissão. Através do plano de ação, obteve-se uma forma mais eficaz de mudar essa realidade. Portanto, é muito importante que os gestores entendam e compreendam que a motivação é imprescindível no ambiente de trabalho e qual a importância que o trabalhador exerce dentro da sua organização, e que valorize isso a todo instante.
Palavras-chave: Motivação, Organização, Impacto, Produtividade.
Descargas
Citas
BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. São Paulo: Ed. Atlas S.A., 2013.
MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos – Do operacional ao estratégico. São Paulo: Saraiva, 2016.
MIRANDA, A. S. S.; BARBOSA, F. K. A motivação no ambiente de trabalho. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 30, jan./mar. 2016.
RODRIGUES, W. A.; REIS NETO, M. T.; GONÇALVES FILHOS, C. As influências na motivação para o trabalho em ambientes com metas e recompensas: um estudo no setor público. Revista de Administração Pública [online], v. 48, n.1, p.253-273, 2014.
TANOUE, G. O.; PEREIRA, N. A. Flexibilidade, gestão de riscos e resiliência na cadeia de suprimentos. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.