O ENSINO DO ATLETISMO EM UM COMPLEXO ESPORTIVO DA BAIXADA FLUMINENSE

Autores/as

  • Jorge Luiz de Jesus Centro Universitário Augusto Motta
  • Felipe da Silva Triani Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-6470-8823

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020524e-5032

Resumen

O objetivo desse artigo foi descrever o treinamento de atletismo da categoria de base de um complexo esportivo, comparando as formas de trabalho que são aplicadas com a teoria que ilustra o treinamento desportivo. No entanto, para atingir o objetivo estabelecido, foi realizada uma descrição da prática do treinamento do atletismo de base por meio de observação e diário de campo, além de uma pesquisa bibliográfica. Assim, ao analisar o treinamento desenvolvido à luz dos princípios científicos, pode-se perceber que a forma de trabalho dos treinadores, coadunam com os princípios científicos do treinamento desportivo, alguns em maior escala e outros em menor. Então, as considerações são de que os treinadores atendem aos princípios científicos no que tange a forma de trabalho aplicada e talvez, por essa razão, de forma majoritária têm sido referência nessa modalidade esportiva para os outros municípios da baixada fluminense devido ao elevado índice de vitórias.

Palavras chave: Atletismo; Prática pedagógica; Iniciação esportiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe da Silva Triani, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

Citas

OLIVEIRA et al. A preparação física no atletismo nas provas de corrida de meio fundo e de fundo na cidade de Curitiba, Paraná. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 15, n. 146, Julho de 2010.

TUBINO, M. J. G.; MOREIRA, S. B. Metodologia científica do treinamento desportivo. 13ª ed. SHAPE, 2003.

NOVIKOFF et al. O nível de lesões no salto em distância. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 18, n. 183, agosto de 2013.

TEIXEIRA, H. V.; PINI, M. C. Aulas de educação física: 1º grau. São Paulo, IBRASA, Rio de Janeiro, Fundação Nacional do Material Escolar, 1978.

MACENA, R. H. M. Contribuição da educação física na produção de conhecimento sobre a prática de atletismo na infância e na adolescência disponível em bases virtuais. Educação Física em Revista. v. 5 n. 1, jan/ fev/mar/abr, 2011.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez, 2007.

DAMATTA, R. A bola corre mais que os homens. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2006.

MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: Nutrição, Energia e Desempenho Humano. 7ª ed. Editora Guanabara KOOGAN, 2011.

Publicado

2021-01-07

Número

Sección

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)