Os efeitos da terapia do riso sobre as atividades instrumentais da vida diária na concepção de indivíduos idosos

Autores/as

  • Rafael dos Santos Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM
  • José Teixeira de Seixas Filho Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM
  • Maria Auxiliadora Terra Cunha Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM
  • Felipe da Silva Triani Faculdade Gama e Souza http://orcid.org/0000-0001-6470-8823
  • Jorge Felipe Columá FAETEC / UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva12201754141-154

Resumen

A terapia do riso é uma técnica lúdica utilizada há tempos, embora seus efeitos sobre a autonomia de indivíduos idosos ainda são pouco conhecidos. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi conhecer os efeitos da aplicação da terapia do riso sobre as atividades instrumentais da vida diária na concepção de indivíduos idosos. Para atingir o objetivo foram avaliados dezesseis idosos, variando de 65 a 70 anos, sendo o desempenho funcional medido pela capacidade dos idosos de executar Atividades Instrumentais da Vida Diária. A avaliação foi realizada pré e pós-intervenção. Nessa perspectiva, os resultados apontaram que após 60 dias de terapia do riso houve melhora na autonomia funcional dos idosos. Portanto, a investigação concluiu que a terapia do riso se mostra como uma boa estratégia de intervenção para a promoção da saúde de pessoas idosas.

Palavras-chave: Desenvolvimento Local; Ciências Ambientais; Envelhecimento.

 

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Biografía del autor/a

Rafael dos Santos, Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

Mestre em Desenvolvimento Local pela UNISUAM e Professor do SENAC.

José Teixeira de Seixas Filho, Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

Professor do Mestrado em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Maria Auxiliadora Terra Cunha, Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

Doutora em Educação Física - UGF

Felipe da Silva Triani, Faculdade Gama e Souza

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

Jorge Felipe Columá, FAETEC / UNISUAM

Doutor em Educação Física - UGF

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Publicado

2017-08-02

Número

Sección

Artigo Original