CUSTOS DE PRODUÇÃO PECUÁRIA: ANÁLISE DA LUCRATIVIDADE NA CRIAÇÃO DE GADO EXTENSIVO E EM CONFINAMENTO DE UMA EMPRESA PRODUTORA RURAL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva702022625%25pResumen
O setor da agropecuária contribui de forma significativa para a economia brasileira, a pecuária de corte colabora para os bons índices desta área. Para auxiliar os produtores pecuaristas na gestão das propriedades é importante identificar os custos e alocá-los de forma correta afim de possibilitar a lucrativa. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma empresa produtora rural localizada nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e teve como objetivo analisar a lucratividade para a criação de gado em sistema extensivo e em confinamento, através da apuração dos custos de produção pecuária. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se de estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa. A partir da identificação detalhada dos custos e da análise comparativa entre os métodos de custeio por absorção e variável conclui-se que a criação em confinamento foi mais lucrativa com 31,86% e obteve 81% de participação no resultado líquido total. A produção intensiva (confinamento) apresentou também maior margem de contribuição total, contudo obteve menor margem de contribuição unitária comparando-se com o extensivo. Identificou-se também que os custos com as matrizes são significativos na produção em confinamento e que a sua redução possibilitaria ampliar o resultado da propriedade.
Descargas
Citas
APPOLINÁRIO, F. Metodologia científica. Recurso eletrônico. São Paulo: Cengage, 2016.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços: com aplicação na calculadora HP 12C e Excel. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA – CNA; CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ECONOMIA APLICADA – CEPEA. PIB do Agronegócio cresce 3,81% em 2019. Brasília- DF. Mar.2020. Disponível em:< https://www.cnabrasil.org.br/boletins/pib-do-agronegocio-cresce-3-81-em-2019> Acesso em 31 ago.2020.
CREPALDI, S. A. Contabilidade Rural: uma abordagem decisorial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
CREPALDI, S. A.; CREPALDI, G. S. Contabilidade de custos. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Food and Agriculture Organization of the United Nations FAO. Livestock production in Latin America and the Caribbean. FAO Regional Office for Latin America and the Caribbean. Disponível em: <http://www.fao.org/americas/prioridades/produccion-pecuaria/pt/> Acesso em 28 ago.2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
INSTITUTO EUVALDO LODI – IEL; CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA – CNA; SEBRAE. Estudo sobre a eficiência econômica e competitividade da cadeia agroindustrial da pecuária de corte no Brasil. Brasília- DF: IEL, 2000.
LAZZARINI NETO, S. Manejo de pastagens. 2 ed. Viçosa: Aprenda fácil, 2000.
MARION, J. C. Contabilidade da pecuária: manejo do gado, teoria contábil na pecuária, custo e coleta de dados, contabilidade (plano de contas e manualização), imposto de renda na agropecuária, pessoa física e jurídica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1996.
MARION, J. C. Contabilidade Rural: contabilidade agrícola, contabilidade da pecuária, imposto de renda - pessoa física. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
MARTINS, E. Contabilidade de custos. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2016.
MECCA, M. S.; ECKERT, Al.; BIASIO, R.; PEGORINI, F. Custos na produção de espumantes: a internalização do processo de dégorgement na vinícola de uma rota turística da serra gaúcha. Revista Custos e @gronegócio on line v. 15, Edição Especial, /Abr - 2019. Disponível em: , Acesso em 12, dez. 2019
MELLO, I. A. M.; CASSOL, D. M. S. Ourofino em Campo: Confinamento Bovino. Ourofino: 2011. Disponível em: <https://www.ourofinosaudeanimal.com/ourofinoemcampo/categoria/artigos/cnfinamento-bovino/> Acesso em: 15 abril 2019.
PADOVEZE, C. L. Contabilidade de Custos: teoria, prática, Integração com Sistemas de Informações (ERP). São Paulo: Cengage Learning, 2013.
RECH, A. Contabilidade agrícola e pastoril: sintética, analítica e de custos. Porto Alegre: Sulina, 1953.
RIBEIRO, O. M. Contabilidade de custos. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
SAADI, R. A. Agropecuária: a grande virada: três ações para revolucionar seu empreendimento: fertilização, manejo e uso de forrageiras adequadas. Porto Alegre, RS: AGE, 2007.
SANTOS, G. J. dos; MARION, J.C.; SEGATTI, S.. Administração de custos na agropecuária. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SANTOS, J. J. dos. Fundamentos de custos para formação do preço e do lucro. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO DO RS. Atlas Socioeconômico Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 5 ed. Jul.2020. Disponível em <https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/bovinos> Acesso em: 20 jul. 2020.
SZNITOWSKI, A. M. et al. Capacidade de absorver conhecimento/tecnologia em sistemas produtivos agrícolas integrados: Estudo Multicasos em Mato Grosso. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente. Maringá, v. 13, n. 2, p. 549-574, abr./jun. 2020. DOI: 10.17765/2176-9168.2020v13n2p549-574. Disponível em: <https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/article/view/6179> Acesso em: 18 agosto 2020.
THIAGO, L. R. L. de S.; COSTA, F. P. Comunicado Técnico nº 50, Confinamento na prática: sistemas alternativos. Campo Grande: EMBRAPA – CNPGC, 1994. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/321272/confinamento-na-pratica-sistemas-alternativos> Acesso em: 16 maio 2019.
WERNKE, R. Análise de custos e preços de venda: ênfase em aplicações e casos nacionais. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.