HISTÓRIA EM AÇÃO: A GAMEFICAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA, EDIÇÃO – A HISTÓRIA DE SERGIPE DO SÉCULO XIX.
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva50202085327-35Resumen
Este artigo apresenta uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas no âmbito do PIBID UFS subprojeto de História. As atividades desenvolvidas giraram em torno do jogo “História em Ação”, que dispõe de uma relação direta com o jogo original, Imagem & Ação. Propondo uma ligação direta entre a história de Sergipe no século XIX, tendo como principais temas a independência da capitania e a província de Sergipe no contexto do primeiro e segundo reinado. O nome do jogo elucida justamente o que ele propõe, o termo “história”, que visa mostrar a relação do homem com o tempo e o termo “ação”, pois é justamente o objetivo do jogo: agir. Ou seja, acertar o maior número de mímicas para chegar ao final do caminho percorrido. O uso de jogos é muito mais aceito pelos alunos pela facilidade da interação e de reconhecimento de algo presente em seu cotidiano. Dessa maneira, o jogo foi adaptado ao ensino de história na tentativa de quebrar a monotonia das aulas tradicionais. Por assim dizer, dispõe do objetivo de mostrar outras formas de aplicabilidade de práticas pedagógicas e romper paradigmas pedagógicas. Sob essas prerrogativas apresenta um método ativo e de qualificação com resultados satisfatórios e elevação da compreensão do tema estudado.Palavras-chave: Jogos - História Local - Metodologia ativa.
Descargas
Citas
ANTONIO, Edna Maria Matos. A independência do solo que habitamos: poder, autonomia e cultura política na construção do império brasileiro - Sergipe (1750-1831). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833564. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/109237>.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. 2013.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003. 255p.
MACHADO, Nilce. A educação física e a recreação para o pré-escolar. Porto Alegre: Prodil, 1986.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
SOUSA, Antônio Lidvaldo. Anos de Prosperidade e Mudança: a sociedade do açúcar e a necessidade de uma nova capital sergipana. São Cristovão: Universidade Federal de Sergipe/ CESAD, 2010, p.74-91.
OLIVEIRA, Wilandia Mendes de. Uma abordagem sobre o papel do professor no processo ensino/aprendizagem. Revista Eletrônica Inesul, Londrina, p. 01 - 12, 30 jan. 2014
WANDERLEY, Antônio; FERNANDO, Luiz; MARCOS, Vinícius. (Org.). Sergipe Nosso Estado. História geografia cultura. Sergipe Cultura. Aracaju.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Documento Oficial. Versão final. Brasília: MEC, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.