PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE PESQUISA APLICADA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NOS INSTITUTOS FEDERAIS

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DOI :

https://doi.org/10.22408/reva8020231344e-8024

Résumé

Um dos propósitos dos Institutos Federais (IFs) é desenvolver a educação profissional e tecnológica (EPT) na educação básica e superior, como processo educativo e investigativo e, para tanto, deve fomentar e realizar a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, estimulando a produção de soluções técnicas e tecnológicas. Diante desse contexto, neste estudo busca-se compreender significados e sentidos da pesquisa aplicada, da inovação e do desenvolvimento científico e tecnológico que são propagados pelos IFs com a finalidade de contribuir para qualificar o processo de produção de pesquisas nessas instituições. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva que foi produzida por meio de pesquisa bibliográfica concentrada em obras de autores que pesquisam sobre a temática e análise de documentos dos IFs, seguindo abordagem qualitativa e dialética. Como organização, o trabalho encontra-se estruturado de modo que apresenta a introdução e o percurso metodológico, aborda sobre pesquisa aplicada, inovação e desenvolvimento científico e tecnológico e finaliza com as considerações finais. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que nos IFs a pesquisa aplicada deve partir de uma dificuldade prática que necessita ser resolvida com a finalidade de promover a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico.

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Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Amanda Regina Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Aluna do curso Formação pedagógica para Graduados não Licenciados pelo IFRS - Campus Sertão. Mestre em Administração nível (stricto sensu) pela Universidade de Passo Fundo PPGAdm/UPF. Bacharel em Administração, foi bolsista do Programa de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic/UPF). Tem experiência na área de Administração, com ênfase para arranjos organizacionais, estratégia cooperativa, cooperativismo, Desenvolvimento territorial e Indicações Geográficas.

Adele Stein Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Graduada em Ciências Biológicas- Bacharelado pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua como autônoma, desenvolvendo atividades de consultoria ambiental (elaboração de projetos para licenciamento ambiental e florestal). Atualmente cursando Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão.

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Publié-e

2023-03-27

Numéro

Rubrique

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)