Educação Pré-Escolar Sustentável: O Protagonismo das Crianças para uma Formação Humana Integral
Résumé
RESUMO
A criança é fundamental para o empreendimento da sustentabilidade, sobretudo, a partir da educação. A Educação, afora de constituir um direito humano fundamental, também é, inquestionavelmente, um pré-requisito para se lograr o tão propalado e almejado desenvolvimento sustentável. Por conseguinte, entende-se tratar de um instrumento imperioso à boa governação, às tomadas de decisão, bem como à promoção da democracia e da dignidade humana. Exposto isto, a Educação, na primeira infância, é e deve ser o sustentáculo dos sistemas nacionais em todas as esferas de governo de qualquer que seja a nação. Tudo isso, pelo simples facto de a mesma cooperar para mudança de mentalidades, fazendo, desta forma, com que o mundo seja mais seguro, mais saudável e mais próspero, e como não poderia deixar de ser, mais sustentável. Dessarte, quanto mais cedo apostarmos na educação, melhor será o mundo, e quando se diz cedo, está se a referir ao pré-escolar, seguramente, a base da base da educação, o eixo motriz para o desenvolvimento das sociedades. Neste contexto e porque a luta é de todos, até porque o lema das Nações Unidas que sintetiza os objetivos e metas da Agenda 2030, é precisamente “Não deixar ninguém para trás”, levou-se a cabo uma pesquisa exploratória, tendo como participantes as nossas protagonistas (40 crianças) e 16 educadoras. A referida pesquisa tem por finalidade epilogar o trabalho de investigação que tem como mote a educação pré-escolar sustentável: o protagonismo das crianças para uma formação humana integral, cujo objetivo é apresentar às crianças como protagonistas necessárias para o empreendimento de uma educação pré-escolar sustentável na Ilha de Santiago - Cabo Verde.
Palavras-Chave: Educação; Educação Infantil; Sustentabilidade; Protagonismo; Responsabilidade Socioambiental.
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