ASPECTOS DA GESTÃO DOS RECURSOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DA BAHIA (2017-2018)

Auteurs-es

  • Ivanilde Messias de Souza Batista Faculdade Santo Antônio, Alagoinhas, BA – Brasil

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva402019357103-119

Résumé

A autonomia escolar por meio da gestão de recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) viabiliza a transparência, participação, controle social, auto-gestão e obrigatória prestação de contas. Este artigo é resultado da pesquisa que teve como objetivo analisar o impacto da prestação de contas na gestão dos recursos financeiros do PDDE em uma escola pública do interior baiano entre 2017 e 2018. Utilizou-se o método estudo de caso, mediante entrevistas com diretores, membros do caixa escolar e pais de alunos, além do acesso às prestações de contas, estatuto e livro de ata. Estudos assim ampliam a participação das Ciências Contábeis na relevante discussão acerca da gestão de recursos públicos baseada no controle social. Fundamentada em Kasznar (2014), Roth (2011), Silva (2004), Libâneo et al. (2012) e Castro (2014), a análise dos dados obtidos constatou que, na unidade escolar pesquisada, equívocos predominantes em 2017 (quanto a atuação de membros e associados, periodicidade de reuniões e inadequação de alguns documentos da prestação de contas etc.) repetiram-se em 2018, prejudicando a gestão participativa e o controle social em relação aos recursos do PDDE. Portanto, a prestação de contas não seguiu princípios da gestão democrática, prejudicando algumas ações referentes à gestão coletiva dos recursos do programa.

 

Palavras-chave: Gestão de recursos financeiros. Prestação de contas. Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 04 de maio de 2000.

BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de julho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória no 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei no 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 16 de julho de 2009.

BRASIL. Lei nº 9.012, de 30 de março de 1995. Proíbe as instituições oficiais de crédito de conceder empréstimos, financiamentos e outros benefícios a pessoas jurídicas em débito com o FGTS. Brasília: Diário Oficial, 30 de março de 1995.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Dinheiro Direto na Escola. Apresentação. Brasília: FNDE, 2017a. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/programas/pdde/sobre-o-plano-ou-programa/sobre-o-pdde>. Acesso em: 17 set. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Sobre prestação de contas. Brasília: FNDE, 2017b. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/ programas/pdde/perguntas-frequentes/item/10736-pf-sobre-presta%C3%A7%C3%A3o-de-contas>. Acesso em: 22 out. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia de orientações escolas: Para aquisição de materiais e bens e contratação de serviços com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Brasília: FNDE, 2011. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/191-consultas? download=10424:procedimentos-guia-de-orientacoes>. Acesso em: 08 out. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Manual de orientação para constituição de Unidade Executora Própria. Brasília: FNDE, 2014. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/191-consultas?download=10427:procedimentos-uex-manual-de-orientacao>. Acesso em: 01 mai. 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Notas estatísticas: Censo escolar 2018. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/ notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_censo_escolar_2018.pdf>. Acesso em: 01 mai. 2019.

CASTRO, Ana Paula Pádua Pires de. A gestão de recursos financeiros e patrimoniais da escola. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2014.

DEPOENTE 01. [Entrevista concedida a pesquisadora]. Município delimitado, 10 de abril de 2019. Registrado em Word e em 10 áudios (Opus 3min:51seg).

DEPOENTE 04. [Entrevista concedida a pesquisadora]. Município delimitado, 12 de abril de 2019. Registrado em Word e em 2 áudios (Opus 4min:26seg)

DEPOENTE 06. [Entrevista concedida a pesquisadora]. Município delimitado, 09 de abril de 2019. Registrado em Word e em 9 áudios (Opus 7min:79seg)

DEPOENTE 08. [Entrevista concedida a pesquisadora]. Município delimitado, 15 de abril de 2019. Registrado em Word e em 1 áudio (Opus 4min:28seg).

DEPOENTE 09. [Entrevista concedida a pesquisadora]. Município delimitado, 16 de abril de 2019. Registrado em Word e em 2 áudios (Opus 2min:43seg).

DEPOENTE 10. [Entrevista concedida a pesquisadora]. Município delimitado, 10 de abril de 2019. Registrado em Word e em 18 áudios (Opus 4min:3seg).

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Ata do caixa escolar [nome da UEx]. Município delimitado: s/d.

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Estatuto do caixa escolar [nome da UEx]. Município delimitado: 2018.

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Prestação de contas do caixa escolar [nome da UEx. Município delimitado:2017.

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Prestação de contas do caixa escolar [nome da UEx]. Município delimitado: 2018.

GIL. Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KASZNAR, Istvan Karoly. Gestão financeira no setor público. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. (Práticas de gestão, série gestão pública).

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012 (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos).

MACÊDO, João Marcelo Alves et al. O controle social e a contabilidade gerando informações para auditoria operacional. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 185, p. 84-103, abr. 2012. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/915>. Acesso em: 04 jul. 2019.

MARTINS. Humberto Falcão. Gestão de recursos públicos: orientação para resultados de accoutability. República de Cabo Verde: FGV, 2002. Disponível em: <http://igepp.com.br/uploads/arquivos/apu_83.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2019.

PREFEITURA MUNICIPAL. Número de alunos por unidade escolar: Referência Censo Escolar 2018. Município delimitado: Secretária Municipal de Educação, 2018.

ROTH. Claudio Weissheimer. Gestão de recursos. 3 ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Curso Técnico em Autonomia Industrial, 2011. Disponível em: <http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_ctrl _proc_indust/tec_autom_ind/gest_recur/161012_gest_rec.pdf>. Acesso em: 20 out. 2018

SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental: Um enfoque Administrativo. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2020-01-08

Comment citer

Batista, I. M. de S. (2020). ASPECTOS DA GESTÃO DOS RECURSOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DA BAHIA (2017-2018). Revista Valore, 4, 103–119. https://doi.org/10.22408/reva402019357103-119