PERFIL DE LIDERANÇA DOS GESTORES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MUNICIPAIS

Auteurs-es

  • Renário Ferreira Ribeiro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, Angical, PI – Brasil
  • Lawrence Matheus Soares da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, Angical, PI – Brasil
  • Ester Andressa de Oliveira Leal Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, Angical, PI – Brasil
  • Francis de Sousa Fernandes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, Angical, PI – Brasilq

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva402019381415-425

Résumé

No âmbito da gestão escolar, há muito do que se discutir, principalmente no que diz respeito aos estilos de liderança dos gestores das instituições, a fim de agregar conhecimento. Assim, o presente artigo tem por objetivo identificar os estilos de lideranças dos gestores a partir da percepção dos seus liderados e determinar as semelhanças e diferenças entre os demais estilos de liderança gerencial trabalhados. Para tanto, foi aplicado uma escala validada de avaliação do estilo gerencial do tipo likert com funcionários de instituições de ensino da microrregião do médio Parnaíba piauiense, a fim de avaliar o comportamento dos gestores no dia a dia com seus funcionários, a escala utilizada é composta por 19 itens de forma que possa ser identificado três fatores relacionados à liderança. Os resultados expressam a predominância de um estilo voltado mais para o relacionamento na maioria das escolas pesquisadas onde este pode ser caracterizado como democrático.

Palavras chaves: Liderança; Estilos de liderança; Gestão escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BASS, B. M. Bass & Stogdill’s handbook of leadership: theory, research, and managerial applications. New York: The Free Press, 1990.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. O líder eficaz. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Liderança: Administração do sentido. 2. Ed. – São Paulo; Atlas, 2009.

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. IDG Tecs, 2004.

COLOMBO, Sonia et al. Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed, 2004. P.242.

CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Handbook de estudos organizacionais- vol. 3, ed. São Paulo, Atlas, 2014.

CRUZ, M. R. P.; NUNES, A. J. S.; PINHEIRO, P. G. Teoria Contingencial de Fiedler: aplicação prática da escala Least Prefered Co-Worker (LPC) Disponível em <http://wdge.ubi.pt/investigacao/TDiscussao/2010/TD08_2010.pdf> Acesso em 14 de Julho 2019.

FARIA, Carlos Alberto de. Definição de liderança. Boletim Eletrônico Semanal (BES). 2003. Disponível em: <http://merkatus.com.br/10_boletim/73.htm.> Acesso em: 07 de mar. 2019.

FIORELLI, José Osmir. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática. - São Paulo: atlas, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

HUNTER, James C; O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro. 2004.

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2190198/mod_resource/content/1/dimensoes_livro.pdf> Acesso em: 19 de mar. de 2019.

LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

MELO, Eleuni A. de Andrade. Liderança Gerencial. In: Siqueira, M.M. Matias. (ORG.). Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão, São Paulo: Artmed, 2013. P. 227.

OLIVEIRA, Dalila. Política e gestão da educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ROWE, W. Glenn. Liderança estratégica e criação de valor. RAE - Revista de Administração de Empresas. RAE • v. 42 • n. 1 • Jan./Mar. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v42n1/v42n1a03>; . Acesso em: 02 Ago. 2019.

SILVA, E. A. da; OLIVEIRA, J. F. de; PRADO, J. Gestão de Negócios - São Paulo: Saraiva, 2005.

ZALEZNIK, A. Managers and leaders: are they different? Harvard Business Review, p.

- 78, may-jun, 1977. Disponivel em: <https://hbr.org/2004/01/managers-and-leaders-are-

they-different> Acesso em: 02 Ago. 2019.

ZANOTTO. Mayara Pires. Et al. Análise dos Comportamentos e Práticas de Liderança Docente em uma Universidade Brasileira. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. 15. Caxias do Sul: UCS, 2015. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/xvmostrappga/paper/view/4280>. Acesso em: 14 de jul. 2018.

Téléchargements

Publié-e

2020-01-08