ENVELHECIMENTO: HÁBITOS DOS IDOSOS EM RELAÇÃO À EXPOSIÇÃO SOLAR E AO USO DE FOTOPROTETOR
DOI :
https://doi.org/10.22408/reva502020470e-5026Résumé
Este estudo teve o objetivo de identificar a frequência de tempo de exposição solar e o uso de fotoprotetor por idosos. Trata-se de uma pesquisa transversal, realizada com 20 idosos, por meio de um questionário elaborado pelas autoras e a amostra foi por conveniência. A maioria (65%) possuía idades entre 60 e 69 anos. O sexo feminino representou 60% dos entrevistados. Sendo que maioria (90%) afirmou que se expôs ao sol com frequência durante a vida e todos os idosos entrevistados não faziam uso de fotoprotetores na juventude. No momento da pesquisa 40% faziam uso do filtro solar todos os dias, porém não possuíam o hábito de reaplicar o produto e 50% afirmaram fazer uso às vezes. Em contrapartida, 85% relataram que usavam alguma proteção física contra o sol. Apenas um idoso afirmou já ter recebido diagnóstico de câncer de pele. É possível concluir que a maioria dos idosos entrevistados não tinham o hábito de utilizar o fotoprotetor e a exposição ao sol foi alta durante a vida.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.