EXPECTATIVAS DOS JOVENS DIANTE DO MUNDO DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: SENTIDOS E PERSPECTIVAS

Auteurs-es

  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão http://orcid.org/0000-0003-3156-8590
  • Adele Stein Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão
  • Daniela Boza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) https://orcid.org/0000-0002-5531-9946
  • Juliana Gonçalves Viegas da Fontoura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão https://orcid.org/0000-0001-5426-7307

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva702022995e-7038

Résumé

O mundo do trabalho vem vivenciando intensas alterações nas últimas décadas motivadas pelo fenômeno da mundialização. Diante deste cenário, neste trabalho são analisadas expectativas dos jovens em relação ao mundo do trabalho na atualidade, apontando sentidos e perspectivas que estão sendo vivenciados. Constituído numa perspectiva qualitativa e acompanhado por tratamento quantitativo, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, assumindo a forma de estudo de caso. A investigação está em fase de produção de dados, envolvendo a participação de 152 jovens matriculados em cursos técnicos e superiores de um Instituto Federal localizado na Região Sul do Brasil, escolhidos de forma aleatória. Neste estudo foram analisadas contribuições de 74 desses jovens que foram coletadas por meio de um questionário composto por 34 questões abertas e fechadas, aplicado por meio do google forms. Na sua organização consta o percurso metodológico, a fundamentação teórica que trata das juventudes da atualidade e das percepções dos jovens sobre o mundo do trabalho na atualidade, os resultados e discussões e, por fim, são enunciadas as considerações finais. Esses pontos indicam que atribuir sentidos e perspectivas sobre as expectativas dos jovens em relação ao mundo do trabalho precisa ser compreendido numa direção multidisciplinar, pois se trata de um construto multidimensional e dinâmico que resulta da interação entre variáveis pessoais e sociais relacionadas ao trabalho.

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Bibliographies de l'auteur-e

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Adele Stein Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

É Bióloga, graduada pelo curso de Ciências Biológicas Bacharelado na Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua como autônoma, desenvolvendo atividades de consultoria ambiental (elaboração de projetos para licenciamento).

Daniela Boza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Atualmente cursando Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. Possui Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Passo Fundo (2020). Especialização em Perícia e Auditoria Ambiental pelo Centro Universitário Internacional - Uninter (2017). Tecnólogo em Gestão Ambiental pela mesma Instituição (2016). Graduação em Filosofia (B) pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (2017). Ênfase de estudo na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável e no materialismo filosófico.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó, atuando nos seguintes temas: educação profissional - formação de professores - políticas da educação.

Juliana Gonçalves Viegas da Fontoura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Pós-Graduação em Orientação Educacional LaSalle (2008). Pós-Graduação em Gestão Curricular (PUCRS) 2017. Pós-Graduação em Psicopedagogia (UNIDEAU) 2020.

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Publié-e

2022-09-16

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Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)