UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE TEORIA DAS FILAS ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2021

Autori

  • Jonas da Conceição Ricardo SEEDUC/UNESA
  • Renildes Matos de Freitas
  • Renildes Matos de Freitas
  • Camila Oliveira Pereira Teixeira UNESA/IBMR
  • Camila Oliveira Pereira Teixeira UNESA/IBMR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva9020241411e-9003

Abstract

O presente trabalho é uma pesquisa  bibliográfica descritiva, cuja sua análise foi feita pelo método misto(qualitativa-quantitativa) com a finalidade de conhecer melhor a área onde é aplicada a teoria das filas.   Como método para essa pesquisa foram analisados 92 artigos do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) ocorrido entre os anos de 2011 a 2021. Neste trabalho foram analisados a distribuição temporal das publicações, quais os softwares eram utilizados e quais as áreas onde eram empregados o estudo das Teoria das Filas. Em uma segunda análise foram pesquisadas como os termos que descrevem esses artigos sobre teoria das filas, as palavras-chave, se relacionavam com a temática central, sendo esse estudo feito por meio de Análise de Redes Sociais(ARS). Como resultado da pesquisa foi possível a verificação do Microsoft Excel, Arena e Promodel como sendo os softwares mais utilizados e a aplicação das teorias das filas em situações diversas, como por exemplo supermercado, filas de bancos, hospitais e supermercado, fato que também se repete ao observarmos as análises das palavras-chave pelos estudos das centralidades de grau e de proximidade

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Biografie autore

Jonas da Conceição Ricardo, SEEDUC/UNESA

rofessor da Universidade Estácio de Sá e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro; Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação; Mestre em Educação Matemática; Especialista em Teoria e Prática de Ensino da Matemática e Licenciado em Matemática, possui curso de extensão em Gestão de Sala de Aula pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atuou como docente da Universidade Gama Filho (UGF) e da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Duque de Caxias (FEUDUC) nos cursos de Engenharia, Administração, Ciências Contábeis e no curso de Licenciatura em Matemática e Sistema de Informação, respectivamente. Possuí experiência na modalidade em EAD, atuando pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ/CEDERJ), e pelo Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática LANTE -UFF . Possuí experiência na elaboração de material didático, tanto no Ensino Básico, pela Secretaria Estadual de Educação/RJ, quanto no Ensino Superior (Presencial e EaD) pelas instituições: Universidade Estácio de Sá e Universidade Universo. Atualmente também atua com pesquisa na Universidade Estácio de Sá, sendo bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da instituição e de Iniciação Científica.

Renildes Matos de Freitas

ossui mestrado pelo Instituto Militar de Engenharia (2005). Atualmente é professor da Universidade Estácio de Sá, da Fundação Educacional Rosemar Pimentel e da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro em Escolas Prisionais. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. Formada em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Estácio de Sá (UNESA).

 

Renildes Matos de Freitas

ossui mestrado pelo Instituto Militar de Engenharia (2005). Atualmente é professor da Universidade Estácio de Sá, da Fundação Educacional Rosemar Pimentel e da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro em Escolas Prisionais. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. Formada em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Estácio de Sá (UNESA).

 

Camila Oliveira Pereira Teixeira, UNESA/IBMR

Doutora em Engenharia Quimica

Camila Oliveira Pereira Teixeira, UNESA/IBMR

Doutora em Engenharia Quimica

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2024-02-15

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)