A ROTATIVIDADE DE PROFISSIONAIS NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abstract
O trabalho desenvolvido pelo ser humano, fruto de um conjunto de conhecimentos e habilidades, pode ser considerado um capital da entidade, sendo ele definido como capital humano ou intelectual. O fluxo de entradas e saídas de profissionais em uma organização é chamado de rotatividade, sendo ele capaz de gerar a perda de capital humano em uma empresa. Neste contexto surge a questão que norteia este trabalho: Qual a relevância dada pela academia ao tema rotatividade de profissionais nas organizações? Sendo o objetivo geral desse artigo evidenciar a relevância dada pela academia ao tema rotatividade de profissionais. A metodologia utilizada foi a bibliométrica, considerando a sugestão de estudos futuros dada por Fonseca et. al em 2019. A amostra foi composta por 31 artigos com o tema rotatividade em publicações nacionais, no período de 2018 a 2021, por meio da biblioteca online SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library). Os resultados demonstraram equilíbrio relacionado ao gênero dos autores e que o sudeste é responsável pela maior porcentagem de publicações sobre o assunto, com destaque para o Estado de São Paulo. Além disso, a Fundação Getúlio Vargas foi a instituição de ensino com maior número de publicações, seguida por Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo. Os resultados apontaram para a necessidade de ampliação dos estudos sobre a rotatividade nas empresas, visto que, a literatura aponta para o aumento considerável de custos, quando o assunto não é tratado com a devida atenção pelos gestores das organizações.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.