O DILEMA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PRECARIZAÇÃO DO ENSINO?
Abstract
O início da educação a distância (EaD) no país ocorreu em 1941, através do surgimento do Instituto Universal Brasileiro (IUB). Em nível acadêmico, a EaD se oficializa no Brasil em 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei n.º 9.393). Outra instituição importante que fortaleceu o ensino a distância no país foi a Universidade Aberta do Brasil (UAB), concebida pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2005. Este formato de ensino deveria propiciar aos alunos um conjunto de possibilidades para uma melhor aprendizagem, com maior rapidez; bem como melhorar o trabalho docente. Contudo, esta pesquisa bibliográfica apresenta os dilemas que este modelo de educação traz aos docentes – precarização e exploração do trabalhador devido a condições aviltantes de trabalho – e aos discentes: ensino defasado. Estes problemas serão melhor explanados ao longo do texto.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.