O DILEMA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PRECARIZAÇÃO DO ENSINO?

Autori

Abstract

O início da educação a distância (EaD) no país ocorreu em 1941, através do surgimento do Instituto Universal Brasileiro (IUB). Em nível acadêmico, a EaD se oficializa no Brasil em 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei n.º 9.393). Outra instituição importante que fortaleceu o ensino a distância no país foi a Universidade Aberta do Brasil (UAB), concebida pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2005. Este formato de ensino deveria propiciar aos alunos um conjunto de possibilidades para uma melhor aprendizagem, com maior rapidez; bem como melhorar o trabalho docente. Contudo, esta pesquisa bibliográfica apresenta os dilemas que este modelo de educação traz aos docentes – precarização e exploração do trabalhador devido a condições aviltantes de trabalho – e aos discentes: ensino defasado. Estes problemas serão melhor explanados ao longo do texto.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Phillipe José Machado Teixeira, Home Box

Profissional dinâmico, comunicativo, bom relacionamento interpessoal, dedicado ao trabalho, foco em resultados, experiência em escolas, faculdades e academias e buscando sucesso profissional.


- Formação Acadêmica
* Pós-graduado em Biomecânica, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
* Graduado em Educação Física, UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Carlos Henrique Ferreira, Escola Zenóbia de Paula Ferreira, Bananal

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras de Volta Redonda (1983). Já atuou na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), nas universidades Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB/FERP) e Severino Sombras (USS), no Senai, no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e em colégios técnicos e escolas municipais. Atualmente é professor da rede pública de Bananal/SP. Tem experiência na área de Matemática e Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica. Especialista em Docência Superior (FASF, 2008). Mestre em Ciências Ambientais (USS, 2015).

Pubblicato

2024-02-21

Come citare

Ferreira, C. G., Machado Teixeira, P. J., & Ferreira, C. H. (2024). O DILEMA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PRECARIZAÇÃO DO ENSINO?. Revista Valore, 10, e-10004. Recuperato da https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1788

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)