SUSTENTABILIDADE NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFESSORES
A BUSCA DE UMA CULTURA AVALIATIVA, SUSTENTÁVEL E INOVADORA PARA O ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO EM SÃO VICENTE, CABO VERDE
Abstract
Na educação, a avaliação de desempenho do professor necessita de ser parte integrante do seu processo de desenvolvimento profissional, da sua vida e da qualidade institucional, consequentemente, de todo o processo de ensino-aprendizagem em prol do desenvolvimento da educação em sua totalidade. Este trabalho tem por objetivo apresentar a avaliação de desempenho como fator sustentável, aliada estratégica do professor, para que haja agregação de valores a partir do protagonismo de todos os atores do sistema educativo. Recorreu-se a fontes bibliográficas, documentais, primárias e secundárias e pesquisa exploratória complementadas com dados produzidos em outubro de 2024, por meio de um Grupo Focal, constituído por cinco professores (Diretor) de uma escola secundária pública da ilha de São Vicente, Cabo Verde, e submetidos à análise temática de conteúdo, tendo em conta o desenvolvimento de uma cultura avaliativa de desempenho sustentável do professor. Com esta pesquisa concluiu-se que existe uma cultura avaliativa no seio da classe docente, mas que é preciso introduzir uma avaliação diferente, inovadora e sustentável. Para tanto, considera-se que a criação de instrumentos de avaliação de desempenho personalizados, sustentáveis inovadores, serão capazes de empreender procedimentos estratégicos que favorecerão a avaliação, tornando orgânica e dinamizadora de todo o processo formativo e institucional.
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