OBSERVAÇÃO DIAGNÓSTICA SOBRE A ACESSIBILIDADE E A INCLUSÃO DO ESPAÇO FÍSICO DAS BIBLIOTECAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA O SUPORTE AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO XXXX
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020284e-5011Abstract
Resumo
Este artigo teve como objetivo identificar a acessibilidade e a inclusão do espaço físico das bibliotecas na educação profissional e tecnológica no contexto do Instituto Federal XXXX em seus Campi AAAAA e BBBB para o suporte aos estudantes com deficiência visual. O design metodológico que delineou todo o processo foi conduzido por meio da observação diagnóstica constituída por 5 (cinco) fases a saber: (i) Descrição do contexto; (ii) Especificação de um roteiro baseado na norma Norma Brasileira 9050:2015 (NBR) e no Manual de acessibilidade espacial para escolas do Ministério da Educação do Brasil; (iii) Definição dos objetivos a serem alcançados; (iv) Registro das observações em campo e, por fim, (v) a análise no processo. Os resultados obtidos evidenciaram 10 (dez) pontos associados ao suporte aos estudantes com deficiência visual presentes de maneira diferenciada nos campi observados. Além disso, foi possível identificar que mesmo com dificuldades arquitetônicas intrínsecas ao ambiente, iniciativas para o atendimento inclusivo têm sido diligenciadas.
Palavras-Chave: Observação Diagnóstica. Acessibilidade. Inclusão. Estudantes com Deficiência Visual.
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