A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS CLIENTES: ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA EM ARACAJU-SE
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva40201935313-26Abstract
A qualidade dos serviços prestados nas empresas depende da comunicação interna, sendo um fator fundamental para toda organização, já que a todo instante as diversas áreas interagem entre si para o compartilhamento de informações relacionadas ao negócio. O objetivo do estudo é analisar de que forma a comunicação interna pode impactar na qualidade dos serviços prestados aos clientes de uma empresa concessionária de Aracaju/SE. A metodologia adotada por este trabalho é de natureza aplicada. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. No tocante ao instrumento de coleta de dados, utilizou-se a técnica de resolução de problema intitulada Brainstorming a qual foi realizada em grupo com os funcionários dos setores e gerentes da unidade. Quanto ao tratamento dos dados coletados, utilizou-se a ferramenta 5W2H. Identificou-se que os gargalos da comunicação estavam posicionados entre recepção e a oficina. Com a aplicação da ferramenta 5W2H a análise mostrou que o maior impacto está relacionado ao sistema operacional. Para resolver foi desenvolvido um roteiro padrão para adicionar ao sistema e assim cada informação fica em seu devido lugar, na hora certa e alimentada pelo funcionário adequado, sendo tudo controlado por dia e hora via sistema.
Palavras-chave: Comunicação, 5W2H, Atendimento.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARGENTI, P. A. Comunicação empresarial. 6 Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - ABERJE. Tendências de Comunicação Interna para 2019. Disponível:<http://www.aberje.com.br/7-tendencias-de-comunicacao-interna-para-2019/>. Acesso: 27 de Abril de 2019.
BARROS, D. M. L.; MATOS, N. S. A importância da comunicação organizacional interna e dos feedbacks gerenciais. Revista de administração, [s.v. s.n.], p.1-18, 2015.
BUENO, W. C. Comunicação empresarial: alinhando teoria e prática. 1 Ed. São Paulo: Manole, 2014.
COSTA, A. S. S.; SANTANA, L. C.; TRIGO, A. C. Qualidade do atendimento ao cliente:
um grande diferencial competitivo para as organizações. Revista de Iniciação Científica, v.2, n.2, p. 155-172, Jun. 2015.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
RODRIGUES, D. Formação de professores e Inclusão: como se reformam os reformadores?. Educar em Revista, v.4, n.1, p.41-60, jul./set. 2011.
SANTOS, L. A.; LUZ, A. C. G.; HAMMES, J.; BIEDACHA, T. A.; GODOY, L. P. Implantação de layout celular em uma empresa de start-up de tecnologia. In: XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais... Curitiba, 2014.
SILVA, A. L. C. A segurança do trabalho como uma ferramenta para a melhoria da qualidade. 2011. 147f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Área de Concentração em Sistema de Gestão da Qualidade e Processos) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
SILVA, A. O.; RORATTO, L.; SERVAT, M. E.; DORNELES, L.; POLACINSKI, E. Gestão da qualidade: Aplicação da ferramenta 5W2H como plano de ação para projeto de abertura de uma empresa. In: 3ª Semana Internacional das Engenharias da FAHOR. Anais... Horizontina, 2013.
TORQUATO, G. Comunicação nas organizações. 1 Ed. São Paulo: Summus, 2015.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.