SOCIEDADE E TRABALHO IMATERIAL ECONOMIA CRIATIVA NAS COMUNIDADES POPULARES

Autori

  • Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ – Brasil
  • Eliane Cristina Tenório Cavalcanti Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018485118-128

Abstract

O artigo propõe analisar o trabalho imaterial e a economia criativa da moda que emerge de grupos subalternos, sendo posteriormente adotados ou imitados por grupos hegemônicos. Nesse sentido, o trabalho ganha nova dinâmica, mesmo que ainda precária, integrando, mesmo que de forma subordinada, comunidades ao mercado. O artigo utiliza o conceito de economia criativa e distinção analítica entre trabalho material e imaterial, compreendendo que este processo de produção tem dupla dimensão. A produção material se refere ao objeto produzido, enquanto que a produção imaterial é intangível e se refere à criação e ao design do produto.  Tal distinção tem como objetivo discutir as tensões existentes por conta das aproximações entre o design de moda comercializado em boutiques de luxo e o trabalho realizado por produtores que trabalham em oficinas artesanais localizadas em comunidades. O estudo é de abordagem qualitativa, onde utilizaremos a pesquisa bibliográfica.

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Pubblicato

2020-05-13

Come citare

Cavalcanti, M. A. de P., & Cavalcanti, E. C. T. (2020). SOCIEDADE E TRABALHO IMATERIAL ECONOMIA CRIATIVA NAS COMUNIDADES POPULARES. Revista Valore, 3, 118–128. https://doi.org/10.22408/reva302018485118-128