LUZ, CÂMERA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA! UMA CONVERSA ENTRE ARTE E CIÊNCIA NA VIAGEM À LUA DE GEORGES MÉLIÈS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva4020195269-18Abstract
Este artigo[1] tem o objetivo de analisar o filme Viagem à Lua buscando refletir aspectos contributivos ao processo de alfabetização científica da sociedade. A análise do filme é realizada buscando seguir as recomendações da Análise de conteúdo de Bardin. Viagem à Lua representa um objeto de aprendizagem com um potencial pedagógico formidável, pois o filme possibilitou um interessante diálogo no contexto dos eixos estruturantes e oportunizou refletir sobre a importância dos conteúdos atitudinais, componentes indispensáveis à promoção da alfabetização científica.
Palavras chave: Alfabetização científica, Filme, Viagem à Lua, Objeto de aprendizagem.
[1] O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES – Código de financiamento 001.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, R. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3ª reimpressão. São Paulo: Edições 70, 2011.
CACHAPUZ, A. et al. (Org.). A necessária renovação do ensino de ciências. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CANIATO, R. O céu. Campinas: Ed. Átomo, 2011.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPED, n. 26, p. 89-100, 2003.
COLLINS, H.; PINCH T. O Golem à solta: o que você deveria saber sobre tecnologia. Belo Horizonte: Fabrefactum. 2010.
DIXON, B. Para que serve a Ciência? São Paulo: Ed. Nacional, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1976.
FARIA, R. P. (Org.). Fundamentos de Astronomia. Campinas: Papirus, 1982.
GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
GORDEEFF, E. M. Luminaris: Sob a Luz do Cinema de Atrações. Revista Estúdio, Artistas sobre Outras Obras. V. 6, n.11, p. 20-30, 2015.
GUTIERREZ, S. de S. Distribuição de conteúdos e aprendizagem on-line. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 2, p. 1-14, 2004.
HEERDT, B.; BATISTA, I. de L. Questões de gênero e da natureza da ciência na formação docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 30-51, 2016.
MELO, M. G. de A., NEVES, M. C. D.; SILVA, S. de C. R. Um olhar sobre os resultados brasileiros no PISA 2015: possibilidades de se refletir sobre problemas do ensino de ciências e à formação inicial do professor de ciências. Revista Eletrônica DECT - Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 8, n. 01, p. 55-84, 2018.
MESQUITA, N. A. da S; SOARES, M. H. F. B. Visões de ciências em desenhos animados: uma alternativa para o debate sobre a construção do conhecimento científico em sala de aula. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 417-29, 2008.
MORIN, E. Ciência com consciência. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
NASCIMENTO, V. B. A natureza do conhecimento científico e o ensino de ciências. In:
CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciência: Unindo a pesquisa à prática. São Paulo: Cengage Learning, p. 35-57, 2009.
NEVES, M. C. D.; SILVA; J. A. P.; FUSINATO, P. A.; PEREIRA, R. F. Da Terra, da Lua e além. 2 ed. Maringá: Massoni, 2010.
PERELMAN, J. I. Brincando com Astronomia. 8 ed. São Paulo: Fulgor, 1961.
PILATI, R. Ciência e pseudociência: Porque acreditamos naquilo que queremos acreditar. São Paulo: Contexto, 2018.
PIZZATO, M. C.; ESCOTT, C. M.; SOUZA, M. D.; ROCHA, P. de S.; MARQUES, L. C. O que são atitudes investigativa e científica, afinal? Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 18, n. 2, p. 342-360, 2019.
POZO, J. I; GÓMEZ CRESPO, M. A. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ROSA, K.; MARTINS, M. C. O que é alfabetização científica, afinal? Anais do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF, São Luís, Maranhão, 2007. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/sys/resumos/T0011-1.pdf.> Acesso em: 16 jun 2016.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.