O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020662293-311Abstract
A busca pelo aprimoramento de competências de liderança é um desafio recorrente. Para isso, a evolução tecnológica é uma aliada, oportunizando meios e canais para treinamento e desenvolvimento de competências, como as de liderança. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma proposta de metodologia para o desenvolvimento de liderança em mundos virtuais tridimensionais. O método de pesquisa adotado foi a Design Research, por meio da qual foi criado e testado um método de capacitação para o desenvolvimento de liderança no ensino superior em Administração, utilizando-se o metaverso Second Life, que permitiu identificar possibilidades e também limitações desse processo. O estudo apresenta contribuições teóricas como a síntese dos atributos de liderança que podem ser trabalhados, contribuições práticas como a metodologia em si. O trabalho destaca que ambiente virtual possui recursos para que o indivíduo se depare com um contexto próximo à realidade, podendo desenvolver suas competências na ação.
Palavras chave: Liderança. Mundos Virtuais. Competência.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGUIAR, Fernando Ferreira; RAUPP, Daniele Santos; MACEDO, Marcelo. A transformação digital no setor de recursos humanos: um estudo de caso sobre o uso da tecnologia no processo de recrutamento e seleção. In: Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação–Ciki. 2019.
ANCONA et al. In praise of the incomplete leader. Harvard Business Review, p. 92-100, fev. 2007.
ANDREAS, K. et al. Fostering collaborative learning in Second Life: metaphors and affordances. Computers & Education, v. 55, p. 603-615, 2010.
BACKES, Luciana; MANTOVANI, Ana Margô. A formação do educador no contexto do hibridismo tecnológico digital. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 557-576, 2015.
BAINBRIDGE, W. S. The scientific research potential of virtual worlds. Science, v. 317, n. 5.837, p. 472-476, jul. 2007.
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BECKER, F. O que é construtivismo? São Paulo: FDE, 1994. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br>. Acesso em: 27 fev. 2012.
BELAND, L. P., BRODEUR, A., MIKOLA, D.,WRIGHT, T. The Short-Term Economic Consequences of COVID-19: Occupation Tasks and Mental Health in Canada, 2020,
BENNIS, W. A formação do líder. São Paulo: Atlas, 1996.
BENNIS, W. Leadership in a digital world: embracing transparency and adaptive capacity. MIS Quarterly, v. 37, n. 2, p. 635-636, 2013.
BENNIS, W; NANUS, B. Líderes: estratégias para assumir a verdadeira liderança. São Paulo: Harbra, 1988.
BERGAMINI, C. W. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994.
BERGAMINI, C. W; CODA, R. Psicodinâmica da vida organizacional, motivação e liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
BITENCOURT, Claudia; et al. Gestão Contemporânea de Pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
BOELLSTORFF, Tom. Coming of age in Second Life: An anthropologist explores the virtually human. Princeton University Press, 2015.
BORBA, G. S. de; SILVEIRA, T. da e FAGGION, G. Praticando o que ensinamos: inovação na oferta do curso de graduação em administração – Gestão para a Inovação e Liderança da UNISINOS. In: Anais do XXVIII ENANPAD. Curitiba: ANPAD, 2004, 1 CD-Rom.
BOTHA, S.; CLAASSENS, M. Leadership competencies: the contribution of the bachelor in management and leadership (BML) to the development of leaders at first national bank. International Business & Economics Research Journal, v. 9, n. 10, oct. 2010.
BRONACK, S. C. The role of immersive media in online education. The Journal of Continuing Higher Education, v. 59, n. 2, p. 113-117, 2011.
BROWN, E.; GORDON, M.; HOBBS, M. A virtual world environment for group work. International Journal of Web-Based Learning and Teaching Technologies, v. 3, n. 1, p. 1-12, 2008.
CABELLON, Edmund T.; BROWN, Paul Gordon. Remixing leadership practices with emerging technologies. New directions for student leadership, v. 2017, n. 153, p. 9-20, 2017.
COLLINS, A. Towards a design science education. In: SCANLON, E.; O’SHEA, T. (Ed.). New directions in educational technology. Berlin: Springer, 1992. p. 15-22.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DALGARNO, B.; LEE, M. J. W. What are the learning affordances of 3-D virtual environments? British Journal of Educational Technology, v. 41, n. 1, p. 10–32, 2010.
DICKEY, M. D. Teaching in 3D: pedagogical affordances and constraints of 3D virtual worlds for synchronous distance learning. Distance Education, v. 24, n. 1, p. 105–121, 2003.
ECCHER, Paul. Developing Leadership Talent During the New Normal of Remote Learning. AMA Quarterly, p. 18-21, Spring, 2020.
FLEURY, Maria; FLEURY, Afonso. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
FREITAS JR, José Carlos da Silva; KLEIN, Amarolinda Zanela; FAGUNDES, Patricia Martins. Uma proposta de instrumento quanti-qualitativo para autoavaliação de competências de liderança. Revista de Administração, v. 13, n. 3, p. 1-27, 2015.
GARDNER, H. The synthesizing leader. Harvard Business Review, p. 36-42, feb. 2006.
GAVER, W. W. Technology affordances. In: HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS CONFERENCE - ACM CHI 91, 1991, New Orleans. Proceedings… New Orleans, 1991. p. 79-84.
GIRVAN, C.; SAVAGE, T. Identifying an appropriate pedagogy for virtual worlds: a communal constructivism case study. Computers & Education, v. 55, n. 1, p. 342-349, 2010.
GOLEMAN, Daniel; BOYATZIS, Richard; MCKEE, Annie. O poder da inteligência emocional: a experiência de liderar com sensibilidade e eficácia. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
HEVNER, A. et al. Design science in information systems research. Eller College of Business and Public Administration, Tucson, p. 75-105, 2004.
HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Strategic management: competitiveness and globalization. Ohio: Thomson South-Western, 2005.
HITT, M. A.; MILLER, C.; COLELLA, A. Comportamento organizacional: uma abordagem estratégica. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
IBÁÑEZ, Raúl Eduardo Rodríguez. La realidad virtual en la migración de plataformas educativas de 2D a 3D en los escenarios de las Universidades de San José de Cúcuta. Revista Perspectivas, v. 3, n. 2, p. 86-96, 2018.
KELLY, A. Design research in education: yes, but is it methodological? The Journal of the Learning Science, Philadelphia, v. 13, n. 1, p. 115-128, 2004.
LE BOTERF, G. Avaliar a competência de um profissional: três dimensões a explorar. 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2011.
LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LÉVY, P. O que é o virtual. São Paulo: 34, 1997.
LIMA, L. G. O perfil do novo CEO no Novo Normal - e tudo que ele precisa saber. Negócios e Gestão Empreendedor, 2020. Disponível em: https://hbrbr.uol.com.br/o-perfil-do-novo-ceo-no-novo-normal-e-tudo-que-ele-precisa-saber/. Acesso em: 23 jul. 2020.
LU, L. F. Demystifying three-dimensional virtual worlds for art education. International Journal of Education through Art, v. 6, n. 3, p. 279–292, 2010.
MANSON, N. J. Is operations research really research? Operations Research Society of South Africa, v. 22, n. 2, p. 155-180, 2006.
MARCH, S. T.; SMITH, G. F. Design and natural science research on information technology. Decision Support Systems, v. 15, p. 251-266, 1995.
MCCLELLAND, D. C. Testing for competence rather than intelligence. American Psychologist, Washington, v. 28, n. 1, p. 1-4, 1973.
MYSIRLAKI, Sofia; PARASKEVA, Fotini. Virtual team effectiveness: insights from the virtual world teams of massively multiplayer online games. Journal of Leadership Studies, v. 13, n. 1, p. 36-55, 2019
OWEN, C. Design research: building de knowledge base. Journal of the Japanese Society of the Sciences Design, v. 5, n. 2, p. 35-46, 1997.
PEREIRA, I. C. Metaverso: interação e comunicação em mundos virtuais. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UNB. Disponível em: <http://repositorio.bce.unb.br/handle/10482/4863>. Acesso em: 18 abr. 2011.
PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. Estratégia & sociedade. Harvard Business Review, v. 84, n. 12, p. 52-66, 2006.
RAVEENDHRAN, Roshni; FAST, Nathanael J.; CARNEVALE, Peter J. Virtual (freedom from) reality: Evaluation apprehension and leaders’ preference for communicating through avatars. Computers in Human Behavior, p. 106-415, 2020.
ROCHLIN, S. Responsabilidade empresarial no DNA da empresa. Harvard Business Review, v. 83, n. 8, p. 19-25, ago. 2005.
ROGERS, D. L. Transformação digital: repensando seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business, 2017.
ROWE, W. G. Liderança estratégica e criação de valor. ERA, v. 42, n.1, p. 1-15. 2002.
RUAS, R. Gestão por competências: uma contribuição à perspectiva estratégica da gestão de pessoas. In: II Workshop Gestão de Competências nas Organizações – Unisinos, 22 de novembro de 2002.
SACCOL, A; SCHLEMMER, E; BARBOSA, J. M-learning e U-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Education, 2010.
SALMON, G. The future for (second) life and learning. British Journal of Educational Technology, v. 40, n. 3, p. 526-538, 2009.
SANDBERG, J. Understanding human competence at work: an interpretative approach. Academy of Management Journal, v. 43, n. 1, p. 9-25, 2000.
SCHLEMMER, E. Metaversos: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 24, p.519-532, mai./ago. 2008.
SCHLEMMER, E.; BACKES, L. Metaversos: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 24, p. 10-20, 2008.
SCHMITT, M. A. R.; TAROUCO, L. M. R. Metaversos e laboratórios virtuais – possibilidades e dificuldades. CINTED – UFRGS, v. 6, n. 1, jul. 2008.
SIMON, H. A. The sciences of the artificial. 3. ed. Cambridge: MIT, 1996.
SMART, E. J.; CASCIO, J.; PAFFENDORF, J., Metaverse roadmap overview. 2007. Disponível em: <http://www.metaverseroadmap.org/MetaverseRoadmapOverview.pdf >. Acesso em: 10 Abr. 2011.
TAKEDA, H. et al. Modeling design processes. Artificial Inteligence Magazine, v. 11, n. 4, p. 38-45, 1990.
VAN OUTVORST, Frank; VISKER, C.; DE WAAL, Benny. Digital leadership: The consequences of organizing and working in a digital society. In: Proceedings of the 5th International Conference on Management, Leadership and Governance ICMLG 2017.
VAISHNAVI, V.; KUECHLER, W. Design research in IS. 2004. Disponível em: <http://desrist.org/design-research-in-information-systems>. Acesso em: 27 dez. 2010.
VRIES, Manfred F. R. K. Liderança na empresa: como o comportamento dos líderes afeta a cultura interna. São Paulo: Atlas, 1997.
WARBURTON, S. Second Life in higher education: assessing the potential for and the barriers to deploying virtual worlds in learning and teaching. British Journal of Educational Technology, v. 40, n. 3, p. 414-426, 2009.
WOZNIAK, A. Disparities and Mitigation Behavior during COVID-19 (No. 32). Federal Reserve Bank of Minneapolis, 2020.
ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.