PRÁTICAS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SUPORTADAS PELA APRENDIZAGEM BASEADA POR PROBLEMAS: UM ESTUDO NO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021730e-6010Abstract
da prática profissional, definidas pelo Parecer CNE/CEB 11/2012 com o perfil profissional do curso Técnico em Segurança do Trabalho, estabelecido pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Esta análise buscou constituir uma proposta possível para que a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) possa ser considerada como uma estratégia de suporte para o desenvolvimento das práticas profissionais nesse campo da Educação Profissional e Técnológica. Para tanto, o processo metodológico foi composto por duas etapas a saber: na primeira etapa foi realizada uma análise documental desses documentos. A segunta etapa foi formada por uma busca sistematizada de autores que representassem um aporte metodológico sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas. Os resutados alcançados sinalizam uma forte proximidade entre as recomendações do perfil profissional descrito no CNCT e as possibilidades metodológicas de realização da prática profissional contidas no Parecer CNE/CEB 11/2012. Observou-se também semelhanças e diferenças em relação aos passos metodológicos que cada autor apresenta no desenvolvimento da ABP. Ao final, é apresentada uma proposta sumarizada formada por 8 passos direcionados ao desenvlvimento das práticas profissionais no curso Técnico em Segurança do Trabalho com o suporte metodológico fornecido pela ABP.
Palavras chave: Prática Profissional, Educação Profissional e Técnológica, Aprendizagem Baseada em Problemas, Curso Técnico em Segurança do Trabalho
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